De acordo com pesquisa recente da Infor, GT Nexus e Capgemini, metade dos profissionais participantes aponta a transformação digital na cadeia de suprimentos como uma prioridade no ambiente corporativo.
Nos dias de hoje, os executivos reconhecem uma grande lacuna entre o momento atual da transformação digital em suas cadeias globais de suprimento e o que esperam em apenas cinco anos. Essa é uma das conclusões tiradas de um estudo global intitulado “O Estado atual e futuro da Transformação Digital da Supply Chain” (The Current and Future State of Digital Supply Chain Transformation), conduzido pela Capgemini Consulting e a GT Nexus, uma empresa da Infor, provedora de aplicações empresariais especÃficas por mercado e desenvolvidas para a nuvem.
Até agora, a maioria das pesquisas realizadas sobre o tema examinaram a transformação digital dentro das organizações ou entre elas e seus clientes. Este novo levantamento é o primeiro que explora a condição atual e futura da transformação digital, englobando principalmente as companhias e seus parceiros de toda a cadeia.
O estudo analisou 337 executivos de algumas das maiores empresas globais de manufatura e varejo em toda a Europa e América do Norte. As principais conclusões do estudo incluem:
Já existem recursos essenciais de tecnologia, porém, ainda não são amplamente utilizados
Algumas plataformas e ferramentas foram identificadas pelos executivos como facilitadores para a transformação digital, no entanto, muitos ainda contam com suporte de tecnologias antiquadas:
Plataformas/ferramentas de visibilidade de cadeia (94%), Análise de Big Data (90%), Ferramentas de simulação (81%) e Cloud (80%) são vistos como os recursos tecnológicos que mais facilitam a transformação digital da cadeia.
Mas, 48% dos entrevistados admitem que “métodos tradicionais” como telefone, fax e e-mail ainda são as principais formas de interagir com os parceiros da supply chain hoje em dia.
Espera-se mudanças drásticas em apenas cinco anos
Hoje, apenas 15% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é acessÃvel à sua organização. Em cinco anos, esse númeroaumenta para 54%.
Além disso, apenas 23% dos entrevistados dizem que a maioria dos dados da cadeia estendida é analisada e usada para a tomada de decisões. Emcinco anos, esse número crescerá para 68%.
Dentro de cinco anos, 95% dos entrevistados esperam que mais processos com fornecedores sejam automatizados e 94% esperam receber mais atualizações de status de toda a cadeia em tempo real.
Alguns dos benefÃcios esperados incluem reduções de custos para logÃstica, inventário e manutenção, melhorias no atendimento ao cliente e maior eficiência dos equipamentos em escala global. Ainda mais importante, a transformação digital da supply chain deverá aumentar drasticamente a agilidade das empresas. A rapidez é necessária para responder à s mudanças das condições de mercado, aos novos participantes que podem ameaçar os modelos de negócios existentes ou a interrupções inesperadas da cadeia, que já causaram prejuÃzos significativos ao desempenho financeiro e à reputação de inúmeras organizações ao longo dos anos.
Suavizar os impactos desses imprevistos tornou-se prioridade e um dos principais motores da necessidade de realizar uma transformação digital. Porém, de acordo com o estudo, os nÃveis atuais de colaboração e visibilidade em toda a rede ainda são baixos, o que limita a agilidade.
“75% dos entrevistados dizem que a transformação digital da supply chain é importante, mas existe uma grande lacuna entre onde as empresas estão hoje e onde esperam estar em apenas cinco anos”, disse Mathieu Dougados, vice-presidente sênior da Capgemini Consulting. “As iniciativas de transformação digital dentro das quatro paredes das organizações representam grandes desafios para elas mesmas. Mas, no mundo globalizado e terceirizado de hoje, a transformação digital só pode ser bem-sucedida se as empresas a abordarem com uma visão holÃstica de toda a cadeia, que pode incluir centenas de parceiros. Portanto, a conectividade entre parceiros, o acesso cruzado a dados e o uso de análises em toda a rede se tornam as principais áreas de foco”.
“A transformação digital da supply chain é uma iniciativa importante que exige liderança, visão no nÃvel C e uma abordagem holÃstica de mudança que promove automação, conectividade, compartilhamento de dados e colaboração em toda a cadeia”, comenta Kurt Cavano, presidente da GT Nexus.