*Fernando Amatte
Segundo dados do E-bit, a Black Friday atingiu uma movimentação de R$ 1,64 bilhão em 2015 e a um ticket médio de R$ 580. Este é o número mais significativo entre as principais datas comemorativas para o comércio eletrônico, se considerarmos que essa cifra é o giro financeiro de um único dia. Para este ano, há ainda uma projeção de que 84% dos consumidores online comprem algo na data e que o faturamento possa chegar a R$ 2,1 bilhões.
Mesmo com as boas notÃcias para o varejista, é preciso estar preparado para atender a alta demanda de consumidores para o perÃodo. Como o aumento nas vendas é muito significativo, há muitos sites que são derrubados pelo volume de usuários e eles precisam estar prontos para esses picos de acessos, tanto na parte de tecnologia quanto de operações, para não perder vendas.
O marketing atrai muitos clientes, mas também os oportunistas, principalmente nas fraudes para produtos eletrônicos. Os criminosos fazem compras usando identidades falsas e cartões roubados e, em muitos casos, os dados são verÃdicos e uma validação sem critérios, em perÃodos como a Black Friday, faz com que os lojistas percam muito dinheiro.
É fato que criminosos adoram uma promoção. Não porque buscam melhores preços, mas sim porque é quando as lojas têm muitos pedidos e fazem menos análises no processo de aprovação das compras, afinal o consumidor estará disposto a aumentar o ticket médio de compras e os fraudadores sabem disso.
Black Friday impulsionará faturamento do e-commerce no Natal, diz Ebit
45% dos consumidores vão usar web para planejar compras durante a Black Friday 2016
Para prevenir e evitar que seu e-commerce seja fraudado, algumas medidas realizadas por especialistas podem salvar sua imagem e seu lucro.
*Fernando Amatte é gerente de segurança cibernética da Cipher, empresa especializada em serviços de cibersegurança.