Solução automatiza gestão de processos burocráticos e já está disponÃvel para os vendedores do marketplace.
O Mercado Livre lançou esta semana um sistema de gestão (ERP) para micro e pequenos vendedores. Chamado de Mercado Back Office Express, o programa é resultado da aquisição da empresa KPL Soluções, realizada há dois anos, e visa profissionalizar as operações de empreendedores, que contam com um volume de vendas de aproximadamente 300 por mês.
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O sistema é oferecido gratuitamente e, nesta primeira fase, está disponÃvel aos vendedores que atuam no marketplace do Mercado Livre. Em uma segunda etapa, sem data definida, uma versão do Express será oferecida também ao e-commerce como um todo, atendendo a lojas online próprias e outros marketplaces.
Entre as ferramentas do Mercado Backoffice Express estão a automatização de pedidos, emissão de notas fiscais e cálculo de impostos, controle de fluxo de caixa e de estoque, conferência de pedidos e emissão de etiqueta de postagem. Segundo cálculos do Mercado Livre, com a automatização desses processos, o empreendedor terá uma economia média de tempo de 75 horas por mês, além da redução de erros humanos.
Com o lançamento desse produto, o Mercado Livre apresenta ao mercado a nova área de negócios de seu ecossistema: o Mercado Backoffice, responsável por desenvolver tecnologias para a gestão no comércio eletrônico. A nova unidade atenderá, com este lançamento, todos os portes de vendedores: micro e pequenos, com o ERP lançado hoje; e médias e grandes empresas de e-commerce, com o sistema KPL Enterprise já conhecido por centenas de clientes e o motivador inicial da aquisição. À frente dessa nova área, está o executivo Renato Pereira.
A empresa espera atender a demanda por tecnologia de gestão de pequenos vendedores e considera que controle financeiro e de estoque são os pontos crÃticos. Com esses problemas atendidos, o Mercado Livre acredita que o empreendedor terá mais tempo de atender seus clientes e negociar com novos fornecedores.