Seis fatos que você precisa saber sobre fraude em VoIP

Ataques a sistemas de voz sobre IP tem aumentado, veja medidas para evita-los.

TelefoniaEm uma pesquisa rápida no Google sobre as principais tendências sistemas de voz sobre IP (VoIP), você provavelmente verá duas palavras em seus resultados: fraude VoIP. Isso porque hackers se aproveitam do serviço para fazer chamadas, que são pagas pela empresa ou usuário atacado, o que pode significar um prejuízo de milhares de dólares. A seguir, seis pontos para se ter atenção quando se fala em VoIP.

Fraude em VoIP só aumenta

Pesquisas apontam que a fraude em VoIP tem aumentado nos últimos anos, tanto em ligações locais e interurbanas quanto internacionais. Espera-se que o crescimento aumente ainda mais, à medida que hackers identifiquem novas táticas e empreguem as já existentes, como o direcionamento de tráfego.

Ter uma rede insegura pode ser caro

Um ataque hacker pode significar um prejuízo bem grande, principalmente se ele invadir um telefone ou PBX inteiro, podendo iniciar um número elevado de chamadas de saída para destinos caros. Desse modo, ele conseguiria realizar várias ligações ao mesmo tempo e deixar os usuários expostos por horas. É necessário certificar-se que a rede está bloqueada e que o seu acesso é restrito e monitorado em conformidade.

Cautela fora dos horários de pico

A fraude em VoIP pode acontecer em qualquer hora, mas os hackers estão mais propensos a executá-las quando eles acreditam que não há ninguém vendo. É preciso ficar atento a padrões de tráfego anormais, especialmente em fins de semana, feriados e nas primeiras horas da manhã.

Use sistemas de monitoramento e alerta

É preciso lembrar que ataques acontecem, independente do número de precauções que se tome. Se uma fraude ocorrer, é preciso ter algum tipo de alerta ou sistema de notificações para que ações corretivas sejam tomadas o mais rápido possível. A melhor aposta é em um sistema de alerta em tempo real. Também existem soluções ainda mais completas, capazes de apontar o endpoint ou IP de origem do ataque.

Órgãos federais serão beneficiados com nova solução de segurança para comunicação VoIP

Atualize seus sistemas

Hackers podem se aproveitar de falhas de atualizações para implementar exploits em dispositivos, por isso é necessário manter atualizado os seus sistemas de telefone e PBX. É aconselhado, inclusive, liberar a atualização automática, já que esses itens costumam sofrer updates com frequência.

Não espere ataques; aja

Muitas empresas esperam o primeiro ataque ocorrer para depois tomar as devidas precauções. Bloquear a rede e implementar uma solução de detecção de fraudes sólida antes de uma fraude é a melhor medida para evitá-la.

Compartilhe:

Post Comment

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com