Apesar da redução de 22% na comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado revela um cenário positivo para a modalidade no País.
A pesquisa de checagem das contratações temporárias para o mês de julho, divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), superou a previsão inicial. Este ano, foram abertas 12 mil vagas temporárias em todo o Brasil, especialmente nos segmentos de lazer, entretenimento, indústria e comércio, de acordo com o levantamento realizado pelo Ipema (Instituto de Pesquisa Manager).
Apesar da redução de 22% na comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado revela um cenário positivo para o emprego temporário no País. O número de trabalhadores efetivados após a contratação também foi maior do que a previsão. “A média de efetivações ficou em 13% para o setor de lazer e entretenimento e 15% para a indústria e o comércio”, afirma Vander Morales, presidente da Asserttem.
A remuneração também melhorou em relação a julho de 2008. Segundo a entidade, no caso de vagas no setor de indústria e comércio, os contratos chegaram a R$ 1.100 mensais. Na área de lazer e entretenimento, a remuneração foi de até R$ 110 por dia trabalhado. A participação de pessoas acima de 59 anos nos contratos temporários praticamente dobrou em relação ao ano passado e, em alguns casos, representou 10% do total de vagas.
As vagas temporárias foram preenchidas, em grande parte, pelas áreas de marketing promocional, eventos e comércio de produtos para lazer. Parques temáticos, clubes, hoteis, pousadas, acampamentos, bares e restaurantes também disponibilizaram vagas temporárias.