Segurança

18% não resgata dinheiro perdido em golpes digitais

Análises realizadas pela idwall mostram que o setor privado perde cerca de US$6 bilhões por ano só por fraudes de identidade. Nesta esteira, os usuários sofrem uma onda de ataques, que vão desde pedidos de ajuda por WhatsApp, a invasão de carteiras digitais e roubo de criptomoedas. Sondagem informal feita por meio da plataforma Linkedin e respondida por 1240 usuários revela que 18% não só sofre o golpe como perde o dinheiro sem auxílio das instituições financeiras.

 

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No levantamento, os comentários são diversos. “Vendi um celular pelo “Mercado Livre” mas não segui as regras. Caí como “um pato” e perdi o celular”, disse um dos respondentes. “Eu paguei um boleto falso da anuidade do conselho, de valor alto”, comentou outra pessoa. “Fiz um pagamento para um pedido que recebi de “um amigo” pelo WhatsApp, e pior, fiz um segundo pagamento!!! Só quando pediram pela terceira vez desconfiei… perdi tudo”. “Fui transferir umas criptomoedas de uma carteira para outra e sumiram, 1 mês depois elas valorizaram e perdi cerca de 40 mil dólares…”

Na sondagem feita por meio do Linkedin, 12% afirmam ter sofrido o golpe, mas conseguiram resgatar o dinheiro, e outros 70% nunca sofreu golpe digital.

Para inibir riscos, algumas empresas usam a biometria facial tanto para o cadastro de vendedores quanto para entregadores. Outra possibilidade seria a validação de transações suspeitas ou de valores altos com biometria, o que adicionaria uma camada extra de segurança. Veja detalhes da sondagem.

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