
Nos últimos cinco meses, a consultoria E-Consulting entrevistou 203 CEOs das 1000 maiores empresas do País para saber como a transformação digital é aplicada em seus negócios, atualmente. A pesquisa revela que 19% dos CEOs investiram na digitalização de seus negócios por pressão da concorrência.
Outros motivos também estimularam os entrevistados. Entre eles, está a globalização dos mercados e a amplificação dos padrões de escolha e consumo, ambos em 13% da preferência, enquanto 12% dizem investir no conceito por causa da popularização do tripé: revolução tecnológica, universalização de acesso e barateamento das tecnologias.
A maior conectividade dos usuários, principalmente por meio dos smartphones, também é um ponto de destaque para 11%. A ameaça de novos concorrentes com modelos de negócio mais ágeis e modernos, do tipo “xtechs”, animariam 10% dos entrevistados a injetar dinheiro na transformação digital.
Segundo a pesquisa, apenas 19% dos CEOs entrevistados disseram que o papel da transformação digital é mostrar o futuro dos negócios nas organizações. O levantamento também aponta que 15% acreditam que o conceito será o caminho mais rápido para acessar novos mercados, além de atender e entender mais rápido os consumidores.
Um grupo de 13% dos entrevistados disse que a função da transformação digital é o aumento de eficiência, agilidade e simplicidade nos processos. Já 10% acreditam ser uma resposta à pressão de clientes, consumidores e usuários, cada vez mais, empoderados e conectados. Porém, só 9% acham que é um acelerador à inovação.
A pesquisa também constata que a maioria dos CEOs (52%) atribuem maior correlação entre transformação digital e inovação. Para eles, inovação não depende de transformação digital, mas é um grande facilitador para as empresas inovarem. Na contramão, 35% já acreditam que inovação só acontece quando há digitalização na companhia. Já 14% dizem que transformação digital não tem nenhuma relação direta com inovação.