Programa Minha Cidade Inteligente, do governo federal, abriu segunda etapa de inscrição
O novo programa do governo federal de Cidades Digitais, chamado de Minha Cidade Inteligente agora, abriu a segunda etapa de seleção. Foram mais de 350 municípios que manifestaram interesse em participar da iniciativa, que devem enviar até 30 de junho a proposta de implantação do projeto e a documentação para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
SP está entre as cidades do mundo mais preparadas para a economia do futuro
As cidades escolhidas pelo programa vão receber uma rede de fibra óptica de alta capacidade para conectar órgãos públicos e pontos de acesso livre à internet pela população. O objetivo é modernizar a gestão da prefeitura e facilitar o acesso aos serviços estatais. A terceira etapa da seleção consistirá na avaliação das propostas das cidades por uma comissão a ser criada pelo MCTIC.
O Minha Cidade Inteligente também vai levar aos municípios soluções tecnológicas para permitir o monitoramento eficiente de áreas como iluminação pública, transporte e segurança. O secretário de Inclusão Digital, Américo Bernardes, diz que a expectativa é implantar serviços como sistemas de monitoramento e vigilância e sensoriamento de frota de veículos, por exemplo.