Pesquisas

37,8% dos gamers brasileiros desejam comprar consoles da nova geração no lançamento, aponta pesquisa

Design dos videogames de próxima geração.

Tanto o PlayStation 5, da Sony, quanto o Xbox Series X, da Microsoft, devem vir no final deste ano, ainda sem previsão de preços. No entanto, de acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), 37,8% do público gamer deseja adquirir um dos videogames de nova geração assim que estiverem disponíveis.

73,4% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos, aponta Pesquisa Game Brasil 2020

Realizada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a PGB considera jogadores (ou gamers) todos aqueles que afirmam possuir o hábito de jogar jogos digitais. Foram mais de 5,8 mil pessoas ouvidas em 26 Estados e no Distrito Federal no mês de fevereiro. 

O que vai definir a compra no lançamento será o preço: 73% dos gamers afirmam que esse será o ponto mais importante para a aquisição. Além disso, 47,1% deles consideram relevante que os novos aparelhos tenham um bom preço. Por isso, 50,4% definem que R$ 2 mil seria o preço justo a se pagar, com uma parcela menor disposta a desembolsar até R$ 3 mil (28,2%). 

Em caráter de aposta, uma parcela considerável dos consumidores acredita que os valores se manterão entre R$ 2 mil e R$ 3 mil (31,8%), enquanto outros especulam que chegarão até os R$ 5 mil (27,4%). 

Guilherme Camargo, CEO do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM, diz que o preço é um assunto sensível para os brasileiros. “A geração atual dos videogames, por exemplo, começou com o Xbox One sendo lançado no país por R$ 2.299,00 e o Playstation 4 por R$ 3.999,00”, lembra. A expectativa para esta nova geração de consoles é por um preço ainda superior. 

Ainda de acordo com a PGB, a opinião dos gamers brasileiros inclina bastante para o PlayStation 5, com 54,4% dos consumidores acreditando que o console da Sony será o melhor da nova geração. Questionados em relação ao desejo de compra, 42,3% optaria pelo PlayStation 5, enquanto 24,5% escolheria um Xbox Series X — 33,3% não têm interesse em comprar nenhum deles. 

A conclusão não chega a ser uma surpresa, pois a PGB já aponta a preferência dominante do gamer brasileiro pelo PlayStation na atual geração de consoles, na qual PS4 é a principal plataforma do gamer que joga em console (38,4%). Na sequência, estão dois aparelhos de gerações passadas: o Xbox 360, com 29,4%, e o PlayStation 2, com 23,6%. 

 

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *