Segundo a Pyramid Research, o ambiente regularório incentiva a concorrência das empresas barateando os serviços.
Uma pesquisa da Pyramid Research revelou que 51% das famílias francesas irão contratar pacotes triple-play em 2015, acima dos 36% divulgados no ano passado.
De acordo com o estudo, o ambiente regularório incentiva a concorrência das empresas de telecomunicação, mas um mercado saturado torna o ambiente operacional difícil. “Convergência é o fator chave de competitividade na França, que é um dos mercados mais avançados do mundo”, diz o analista da Pyramid, Sylwia Boguszewska. “O volume de convergência vai continuar a ser nos serviços triple-play, a maioria sendo pacotes de voz, televisão e banda larga”, acrescenta.
A França lidera o mercado de telecomunicações na Europa em termos de pacotes mais baratos e inovadores de triple-play. “Isto é conduzido por uma forte concorrência, mas também em parte pela redução de impostos. Enquanto os serviços de banda larga e telefone são cobrados a uma taxa de 19,6%, os outros 50% do pacote é classificado pela maioria dos serviços de TV, e é cobrado a uma taxa de 5,5% mais baixo”, afirma.
Segundo a analista, as operadoras também estão migrando para os serviços quad-play, acrescentando banda larga móvel ou voz nos pacotes. A Pyramid espera que 4,5% das famílias francesas adotem o serviços quad-play. “A convergência fixo-móvel vai se tornar um foco cada vez mais importante no diferencial competitivo ao longo dos próximos dois anos, enquanto a tecnologia femtocell amadurece e se torna mais acessível”, finaliza Boguszewska.