
Uma recente pesquisa encomendada pela Mastercard revelou que 75% dos entrevistados gostariam de poder pagar em tempo real independentemente do provedor de serviços financeiros, enquanto 53% gostariam utilizar essa forma de pagamento via aplicativos de mensagens ou mídias sociais. A pesquisa foi realizada pela Kantar com cerca de 500 consumidores brasileiros bancarizados.
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Os pagamentos em tempo real – modalidade que permite transações ininterruptas, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias do ano e com disponibilização dos fundos em tempo real – oferece a oportunidade de capturar uma parte significativa do volume de transações realizadas. No Brasil, os pagamentos eletrônicos representam cerca de 44% do consumo das famílias, segundo dados da Abecs.
A pandemia da Covid-19 também trouxe inúmeras mudanças para os consumidores. Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter mudado o comportamento de pagamento devido à pandemia e cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ter aumentado o uso de pagamentos digitais devido ao distanciamento social.
No entanto, entre os respondentes, 15% não experimentariam um novo método de pagamento pela preocupação com a segurança. Reconhecimento de impressão digital foi considerada a forma mais rápida e segura de autenticar pagamentos para 89% dos respondentes, seguida por reconhecimento de retina (80%); reconhecimento facial (69%); senha numérica pessoal (65%); microchip subcutâneo (53%) e identificação de voz (40%).
Os brasileiros também demonstraram um intenso apetite por novos serviços que tornem suas vidas mais fáceis. Mais de 70% dos respondentes gostariam de utilizar o celular para pagar todas as formas de transporte público, enquanto 56% considerariam útil poder dividir o custo de uma compra com outras pessoas – uma refeição compartilhada, por exemplo – no momento do evento.
Futuro
Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam em tempo real. Mais de 40% dos entrevistados acreditam que as lojas não aceitarão mais pagamentos em dinheiro, enquanto 27% desejam poder realizar pagamentos por meio de seus assistentes virtuais e 25% acreditam que não haverá mais agências bancárias – apenas bancos virtuais.
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