Akna

5G Americas aposta no lançamento de primeira versão do 5G em 2019

Relatório da associação aponta iniciativas que estão acelerando o desenvolvimento da tecnologia.

A 5G Americas, a associação setorial e voz da 5G e LTE nas Américas, publicou um novo estudo sobre os avanços dessas tecnologias de banda larga móvel. De acordo com o relatório, mesmo na fase inicial do desenvolvimento dos padrões do 5G, é possível que uma versão “não autônoma” seja implementada até 2019.

Nokia confia entrega dos primeiros padrões do 5G NR até dezembro

A associação diz que os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do 5G estão adiantados e pode ser possível implementar a tecnologia em ambientes comerciais antes do previsto. Em 2021, a LTE deve representar 4,7 bilhões de conexões em 2021, segundo dados da consultoria Ovum, sendo que as tecnologias LTE e a 5G devem ser amplamente interdependentes até o final da década de 2020.

O relatório também aponta as iniciativas da 3GPP, organização tecnológica que reúne empresas da indústria de telecomunicações, que deve concluir a primeira fase da opção Não Autônoma da 5G Novo Rádio (NR) para Banda Larga Móvel Avançada até março de 2018. O processo de padronização da 5G deve continuar até 2020, mantendo o desenvolvimento de novos recursos até o final da próxima década.

Ainda segundo o documento da 5G Americas, a 5G foi projetada para atender vários casos de uso em várias bandas de frequência, e terá um grande e importante impacto sobre a comunicação móvel, a banda larga e a Internet das Coisas.

Compartilhe: