Estudo TIC Empresas 2014, divulgado pelo Cetic.br, também mostra crescimento da preocupação empresarial com as redes sociais.
Porém, essas ferramentas estão disponíveis em maior proporção para os executivos ou diretores, com 91%, seguido pelos profissionais de TI (85%). As demais pessoas ocupadas da empresa correspondem 57%. “Em termos globais, a universalização do acesso e uso das TIC e o avanço da conectividade nas empresas certamente gerará transformações significativas nas formas de trabalho, inclusive com o surgimento de uma economia do compartilhamento, ousharing economy” diz Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.
Apenas 9% dos provedores nacionais oferecem internet de alta velocidade
Sobre a presença na web, 62% das empresas que tem acesso à Internet declararam possuir um website, porcentagem que sobe para 86% entre as empresas grandes (com mais de 250 pessoas ocupadas). Já a proporção das que adotaram as redes sociais segue em crescimento, com 45% das companhias possuindo perfil próprio, enquanto em 2012 apenas 36% utilizavam esses canais. A preocupação com a imagem e atualização das redes sociais também foi verificada, sendo que 72% das empresas que possuem perfil mantém uma área ou responsável pelo seu monitoramento.
Em relação às capacidades e habilidades, apenas 39% das empresas contam com área ou departamento de TI, número que cresce para 89% nas grandes companhias. A pesquisa também constatou que, entre as empresas que utilizam computador, 30% introduziram softwares novos e 24% usavam softwares desenvolvidos por si mesmas.