Pesquisa encomendada pelo SPC também aponta que homens representam 69% do segmento.
Segundo pesquisa encomendada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 77% dos empreendedores brasileiros em varejo de pequeno e médio porte afirmam ter utilizado capital próprio para abrir o seu negócio, enquanto 7% procuraram linhas de crédito bancário. O levantamento também apontou que o homem representa 69% do segmento e a mulher 31%.
Entre os entrevistados, 67% afirmaram ter experiência anterior em varejo ou tiveram negócios herdados da família, sendo que 63% possuem ao menos 10 anos de experiência no segmento. Quanto à formação acadêmica do empreendedor brasileiro, 46% têm apenas o ensino médio completo contra 43% que possuem curso superior ou pós-graduação terminada.
Para Ricardo Grandinetti, gerente de produtos da LikeStore, o momento econômico vivido pelo Brasil proporciona facilidades aos empreendedores, fomentando a criação de novas empresas, embora a burocracia ainda atravanque alguns pontos. “Hoje está mais fácil tirar um projeto do papel, seja pelo custo, que está mais baixo, ou pelo mercado, com maior força neste momento”, elucida.