PesquisasSegurança

78% das empresas brasileiras já sofreram ataques na nuvem, aponta pesquisa

Pesquisa realizada pela fornecedora de cibersegurança Symantec revela que as empresas estão tendo dificuldades em acompanhar a rápida expansão da nuvem dentro de seus negócios. O levantamento, feito com 1.250 tomadores de decisões em segurança de todo o mundo, mostra que o Brasil é líder no quesito incidentes de segurança por conta da imaturidade das práticas adotadas pelas companhias.

Por aqui, 78% dos entrevistados afirmaram já ter sofrido algum tipo de ataque por este motivo, a média global é de 73%. A falta de visibilidade nos workloads na nuvem é a causa principal, 90% dos entrevistados relatou problemas em monitorar todos os workloads na nuvem.

Vazamento de 250 GB de dados bancários foi por falta de gestão de nuvem, avalia especialista

A pesquisa apontou ainda que, apesar das empresas estimarem usar uma média de 452 aplicativos na nuvem, o número real é cerca de quatro vezes maior, chegando a 1.807. Como resultado dessas práticas imaturas, incluindo a configuração precária ou a não utilização de encriptação ou autenticação de múltiplos fatores (MFA), as empresas estão enfrentando um risco maior de ameaças internas, classificadas pelos entrevistados como a terceira maior ameaça à infraestrutura da nuvem. Os dados mostram que 65% das empresas não implementam MFA em suas configurações IaaS e 80% não usam encriptação.

Adoção de cloud é outro dado relevante. Mais da metade (55%) de todo o workload computado das empresas brasileiras migrou para nuvem, porém, as práticas de segurança estão com dificuldades para acompanhar esse movimento. Mais da metade (54%) das empresas indicaram que a maturidade da segurança da nuvem de suas organizações não é capaz de acompanhar a rápida expansão dos aplicativos na nuvem.

Outro dado revela que 25% dos alertas de segurança na nuvem são ignorados. A maioria (64%) dos incidentes de segurança ocorrem em nível da nuvem, e mais da metade dos entrevistados admitem que não conseguem acompanhar os incidentes de segurança. O futuro parece incerto, já que 83% sentem que não possuem os processos necessários para serem efetivos ao agir contra incidentes na segurança da nuvem.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *