Segundo pesquisa, 83% dos adolescentes usam as redes sociais e trocam informações publicamente. O fator preocupante é que 46% mencionam suas localizações momentâneas.
Um estudo, encomendado pela McAfee e realizado pela TNS Brasil, sobre o comportamento dos jovens brasileiros na web revela que 83% dos adolescentes, entre 13 e 17 anos, utilizam as redes sociais. Entre as atividades de maior risco, 67% realizam upload de fotos, 57% compartilham vídeos, 37% postam informações em fóruns e 31% conversam com desconhecidos por meio de chat.
A pesquisa também aponta que oito em cada dez jovens participam ativamente da web 2.0, sendo que 71% destes jovens atualizam seus perfis frenquentemente. O fator que mais apresenta preocupação é que 46% incluem suas localizações, fazendo menção dos locais onde estão em sites de relacionamento.
O especialista da McAfee, José Matias, faz um alerta em relação aos riscos dessa liberdade. “Ainda que a maioria dos jovens acredita que saiba como se proteger, em muitos casos, eles compartilham informações pessoais com desconhecidos, o que pode trazer riscos, caso esses dados sejam utilizados por pessoas mal-intencionadas”, alerta.
Segundo Alexandre Momma, diretor de atendimento da TNS, os adolescentes cresceram com a internet, por isso a consideram uma ferramenta familiar. A pesquisa revelou que 79% dos adolescentes afirmam saber como se manter seguro na web, sendo que 50% deles já tiveram seus computadores infectados por algum tipo de vírus.
Conexão móvel
Outro fato mostrado pela pesquisa é o crescimento da conexão móvel entre os jovens: 25% deles utilizam celulares, o equivalente a um em cada quatro acessos. Contudo, o computador ainda é o meio preferido dos adolescentes, sendo que 89% acessam pelos PCs e 49% por meio de laptops e netbooks.
Atualmente, o Brasil possui uma população de 17 milhões de jovens nessa faixa etária. Destes, 12,5 milhões acessaram a Internet nos últimos três meses, representando um em cada cinco internautas brasileiros. De acordo com o estudo, 48% acessam há mais de quatro anos e 77% acessam a web em média de seis a sete vezes por semana, considerados heavy users.