Ícone do site IPNews – O Portal da Conectividade

85% dos bancos usam chatbot para atendimento no WhatsApp

De acordo com levantamento da Take Blip, plataforma em nuvem de business messaging, 85% dos 27 bancos brasileiros mapeados contam com um serviço de atendimento automatizado no WhatsApp. O uso de chatbot mais utilizado no próprio WhatsApp, mesmo os bancos estando mais presentes no Facebook e no Instagram.

CONTEÚDO RELACIONADO: Itaú Unibanco disponibiliza crédito pessoal pelo WhatsApp

O mapeamento aponta que 100% dos bancos estão presentes com um perfil ou conta no Instagram e Facebook, 85% no WhatsApp e apenas 30% possuem chats online no site. O chatbot é utilizado em todos os bancos que estão no WhatsApp, mas apenas 30% usam a tecnologia de automação em seus chats online e 25% no Messenger do Facebook. 

Nenhum deles usa chatbot no Instagram, sendo que este é o segundo canal preferido pelos consumidores brasileiros para se comunicar com as marcas, ficando atrás apenas do WhatsApp, de acordo com o Panorama de Mensageria, do Mobile Time/Opinion Box. 

Quando o assunto é a abertura de contas via WhatsApp, apenas 17,4% das instituições financeiras oferecem essa opção: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Banco Pan e Paraná Banco. Já quando o assunto são serviços relacionados ao Pix, o estudo aponta que 73,9% dos bancos que possuem um canal de WhatsApp não ofertam soluções ligadas ao Pix, como cadastro, consulta, envio e recebimento de Pix. 

Mais dados 

Confira outros dados que o levantamento aponta sobre os principais bancos do Brasil: 

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, produzida pela Deloitte, divulgou recentemente que os brasileiros utilizam cada vez mais canais digitais para realizar operações bancárias. Em 2021, de acordo com a pesquisa, 119,5 bilhões de transações bancárias foram feitas no país, entre pagamentos, contratações e consultas. Houve um aumento de 23% de operações por canais digitais em relação a 2020. O salto foi de 28% pelos smartphones. 

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Sair da versão mobile