Estudo mostra diversas informações sobre lojas do mesmo segmento compatíveis no mercado nacional e internacional.
Aos poucos os lojistas brasileiros identificam a importância de ter seu e-commerce bem avaliado pelos clientes. A maioria dos consumidores brasileiros que realizam compras online sabe o quanto é importante a reputação dessas lojas virtuais antes de efetuar qualquer compra, mesmo que o valor seja simbólico. Após analisar apenas o comportamento do consumidor brasileiro no e-commerce, ao longo de dois anos, a Yourviews com base nos seus dados descobriu que 93% dos consumidores estão satisfeitos com suas compras online, informação antes nunca divulgada por nenhuma outra empresa.
Preocupação dos consumidores com preço em compras online aumenta, diz pesquisa
Além de acompanhar o comportamento de clientes dentro das lojas virtuais nacionais, a empresa resolveu monitorar também o comportamento dos consumidores estrangeiros quando efetuavam ou avaliavam um e-commerce do próprio país. A empresa obteve esses dados após conquistar seu primeiro cliente americano.
O estudo traz diversas informações sobre lojas do mesmo segmento compatíveis no mercado nacional e internacional. Além do cenário nacional a pesquisa abrange o comportamento de como cada público interage, avalia e compartilha as suas experiências.
A taxa de avaliação dos brasileiros é 13% maior se comparada com a dos americanos, entretanto a taxa de satisfação com os e-commerces estrangeiros é maior se comparada com as lojas virtuais nacionais.
Outro detalhe interessante é que o consumidor americano escreve mais que os brasileiros no momento de avaliar um atendimento online, por exemplo, a média americana é 35% maior com 119 caracteres, enquanto os consumidores brasileiros usam, em média, 88 caracteres para opinar sobre determinado produto ou serviço fornecido pela web.
Os comentários dos consumidores quanto ao uso dos produtos são vistos como fatores decisivos no momento da aquisição de produtos, pois são os próprios clientes que descrevem suas experiências de uso e, consequentemente, contribuem na tomada de decisão e na assertividade da compra dos futuros clientes.
“Além de exibirem a quantidade de reviews obtidos por meio dos consumidores em ambos os sites, o estudo também evidencia um alto nível de engajamento entre empresas e clientes. No entanto, o cenário nacional é um pouco diferente, pois existe certa complexidade da entrega em nosso país – Brasil – e os lojistas ficam reclusos aos correios/transportadoras e legislação brasileira, portanto o review possibilita que o empreendedor do varejo online conheça esses problemas na sua operação e procure alternativas para atender o seu cliente da melhor maneira possível”, ressalta o executivo.