
Software de análise assistida Viking Analytics ajudará os clientes a identificar anomalias no estado de saúde de seus ativos antes que se tornem um problema
Para atender a alta na demanda dos clientes por ferramentas de manutenção preditiva, a ABB adquiriu uma participação minoritária na startup sueca Viking Analytics por meio de sua unidade de capital de risco, a ABB Technology Ventures (ATV). A parceria estratégica visa desenvolver a próxima geração de análises preditivas de ativos para equipamentos elétricos, o que permitirá que os clientes prevejam anomalias antes que se tornem um risco para suas operações. Os detalhes financeiros do investimento não foram divulgados.
CONTEÚDO RELACIONADO: Unicamp começa a testar robô da ABB para colheita
Usando algoritmos baseados em IA, a Viking Analytics criou um mecanismo de análise que detecta automaticamente condições operacionais invisíveis ou pré-falha para equipamentos elétricos. Isso torna mais fácil para os operadores evitar falhas, planejar a manutenção com eficiência e maximizar o tempo de atividade.
A cooperação com a ABB pode expandir a capacidade técnica da startup em dominar equipamentos elétricos, levando ao desenvolvimento conjunto de uma solução para detectar anomalias em equipamentos de média tensão.
A ABB diz que a tecnologia da Viking Analytics é complementar ao ABB Ability Asset Manager, que fornece visibilidade remota do status de integridade do ativo e do sistema elétrico. A integração do novo mecanismo de IA da Viking Analytics adiciona análises avançadas para previsão e prevenção de condições defeituosas nos equipamentos elétricos dos clientes.
A Viking Analytics foi a vencedora do ABB Electrification 2020 Startup Challenge, uma competição global para inovadores de tecnologia. Nos últimos dois anos, a ABB e a Viking Analytics desenvolveram softwares e painéis para detectar anomalias em uma série de dados gerados por sensores de equipamentos elétricos.
O investimento na Viking Analytics é o mais recente de uma série de movimentos para expandir o ecossistema de parceiros de inovação da ABB. Desde sua formação em 2009, a ATV investiu cerca de US$ 350 milhões em startups que dão suporte a novos modelos de negócios e aprimoram o portfólio de ofertas da empresa.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.