Segurança

ABES remove mais de 115 mil conteúdos ilegais na internet em 2021

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) removeu da web, no ano de 2021, 115.485 anúncios, links e sites com conteúdos que davam acesso a arquivos que violam o Direito Autoral e a Propriedade Intelectual dos associados da entidade. O número de links removidos saltou de 56.928 em 2020 para 112.429 em 2021, e de 110 sites no ano retrasado para 117 sites no ano passado. A ação acontece desde 2005 e é realizada por meio do trabalho de Monitoramento da Internet da associação.

CONTEÚDO RELACIONADO: Volume de malware cai no primeiro semestre de 2022

Entre janeiro e julho de 2022, a ABES contabilizou 38.816 links removidos por violarem os direitos de propriedade intelectual. Foram retirados do ar 719 anúncios que promoviam produtos piratas. Além disso, a entidade foi responsável por derrubar 53 websites que ofereciam downloads ilegais de software. 

A ABES diz que esta ação também tem o objetivo de proteger os consumidores, que podem estar expostos a vírus, malwares e sequestro de dados. Também protege o consumidor que pode estar infringindo as leis brasileiras de propriedade intelectual sem saber. 

Empresas associadas à ABES podem contar com esse serviço de monitoramento gratuitamente encaminhando eventuais conteúdos ilegais para o Setor de Monitoramento de Internet. 

A entidade também promove a integridade ética entre seus associados por meio do programa Uma Empresa Ética, que incentiva e oferece gratuitamente às associadas os meios para implantar os três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade ao arcabouço legal: a elaboração e implementação de um código de ética; treinamento de compliance aos colaboradores e a adoção de um canal de denúncias independente. 

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *