Espaços de dados são uma infraestrutura descentralizada que possibilitam a troca de dados entre organizações e empresas em um ambiente que promete transparência, segurança e confiabilidade.
A International Data Spaces Association (IDSA) e a Associação Brasileira de Internet da Coisas (ABINC) uniram forças para viabilizar o futuro da economia de dados no Brasil. A ABINC, a partir de agora, além de membro da IDSA, passa a atuar também como facilitadora do IDSA Hub Brazil, ou ecossistema de empresas que cooperarem com a IDSA na criação de Espaços de Dados no país. O Hub Brazil da IDSA será lançado oficialmente no dia 21 de março, na sede do Instituto de Pesquisas ELDORADO, em Campinas.
CONTEÚDO RELACIONADO – Combinação de IoT e IA cresce e eleva mercado de internet das coisas para US$ 236 bilhões
Espaços de dados são uma infraestrutura descentralizada que possibilitam a troca de dados entre organizações e empresas em um ambiente transparente, seguro e confiável. Ao eliminar a necessidade de coordenação bilateral entre os atores envolvidos no compartilhamento de dados, os espaços de dados são um habilitador essencial de novos modelos de negócios digitais com robusta proteção e interoperabilidade de dados. Nesse sentido, diferentes abordagens de colaboração entre os setores público e privado têm emergido mundialmente para aproveitar os benefícios dos espaços de dados.
A Associação Internacional de Espaços de Dados (IDSA) abrange mais de 140 organizações mundialmente que se unem no desenvolvimento, teste e promoção de arquiteturas abertas, protocolos e padrões para tornar possível o compartilhamento soberano de dados. Hubs nacionais da IDSA, já implementados em diversos países, apoiam essas atividades e se conectam com o ecossistema local, movimento no qual o Brasil passa a fazer parte através da parceria entre ABINC e IDSA.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).