
A Associação Brasileira dos Pequenos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) lançou o Abrint Educa, uma plataforma online gratuita de ensino a distância, direcionada aos profissionais que compõem as equipes dos provedores de Internet, associados à entidade. A intenção é apoiar esses empreendedores em seus processos de capacitação de equipes.
47% dos usuários de fibra óptica são clientes de pequenos provedores, diz Abrint
Como grande parte dos associados da Abrint está localizada em regiões distantes dos centros urbanos, o acesso a este tipo de conteúdo a preços justos é reduzido. Com a iniciativa, a expectativa é que a qualidade do serviço prestado cresça.
A plataforma já está disponível para inscrições (acesso pelo site da Abrint) e os interessados podem acessar oito cursos elaborados por especialistas que abordam temas amplos como: gestão e ética, eletricidade básica e Fiber to the Home (FTTH).
A plataforma é resultado de uma parceria com a startup mineira de tecnologia e educação, Nubbi. Os usuários poderão realizar os cursos sem tempo determinado para conclusão. Ao final de cada um dos oito temas, será aplicado um teste online para que o aluno possa obter o certificado de conclusão.
Atualmente, mais de 10 mil empresas estão registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como provedores. De acordo com dados da agência, os provedores regionais são responsáveis por cerca de 20% dos acessos à banda larga fixa no Brasil. Mas estima-se que este número seja muito maior, chegando a 41% dos acessos.