Economia Digital

Aceleração na digitalização de bancos aumentou desafios de compliance e vai demandar mais investimento em tecnologia, aponta especialista

O ano de 2020 foi marcado pela covid-19 e as transformações que ela trouxe, com destaque para a aceleração da digitalização para realizar ações de forma remota. As instituições financeiras, que já vinham adotando o digital, se viram obrigadas a apertar o passo para suportar seus clientes e seus funcionários trabalhando de casa. Adrián Sánchez, diretor de Compliance e Crimes Financeiros para a América Latina e Caribe da LexisNexis Risk Solutions, apontou que esse cenário também trouxe novos desafios para os bancos, que agora precisam adaptar suas estratégias de compliance para lidar com crimes de fraudes financeiras e lavagem de dinheiro.

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Para ele, esta é uma tarefa sem precedentes, já que as instituições bancárias ainda precisam lidar com o aumento no número de transações online, novos dispositivos e usuários digitais crescem diariamente, o que dificulta o processo de identificação e mitigação de riscos. “A nova dinâmica exige que o processo de identificação do cliente seja mais ágil e sem a tradicional presença física da pessoa na agência bancária, bem como sem requerer os inúmeros documentos necessários para os processos de validação de correntistas”, lembra. 

De acordo com ele, serão necessárias duas medidas para garantir o compliance destas empresas. A primeira é alocar um orçamento para este fim. “O panorama de combate à lavagem de dinheiro é cada vez mais complexo devido a requisitos de normas rigorosas, requerimentos de programas de sanções, processadores de pagamentos, provedores de pagamentos não-bancarizados e, agora, uma pandemia global”, explica Sánchez. Uma pesquisa da LexisNexis Risk Solutions revelou que os custos anuais de compliance para os bancos na América Latina totalizaram US$ 5,95 bilhões em 2020. 

Com a readequação dos orçamentos, será possível que os bancos passem para a segunda medida: acelerar as iniciativas tecnológicas. “O uso de tecnologias apropriadas pode reduzir os custos relacionados a recursos humanos e à mudança de foco dos profissionais de atividades manuais para a tomada de decisões significativas, que podem melhorar a moral dos funcionários e tornar as coisas mais fáceis durante o trabalho a distância.” 

Ainda segundo o executivo da LexisNexis Risk Solutions, ainda será preciso classificar potenciais perigos. A tecnologia tem que ser usada para examinar o volume de diferentes operações, as características e os comportamentos de forma holística para identificar criminosos. Por isso, a abordagem em camadas aproveitando as ferramentas tecnológicas é crucial para retomar os controles de prevenção de crimes financeiros e torná-los mais eficientes. 

Sánchez ainda destaca que investimentos relacionados a controles para prevenção de crimes financeiros podem beneficiar outras unidades de negócios, nas quais a organização tenha um entendimento maior sobre os riscos e preferências do cliente. “Pode haver um benefício do custo direto, quando mergulhamos na tecnologia de compliance para crimes financeiros”, afirma. 

O uso de ferramentas biométricas comportamentais ao conjunto de soluções de prevenção à lavagem de dinheiro pode oferecer às instituições bancárias um grande conhecimento sobre seus usuários finais. Outros aprimoramentos tecnológicos incluem a seleção de listas de vigilância, correção de alertas e gerenciamento robusto de dados para garantir a triagem inicial completa, monitoramento contínuo durante toda a jornada do cliente, bem como processos completos e simplificados para compliance. 

“As instituições financeiras têm a capacidade de resistir à tormenta atual e se posicionar para um futuro de sucesso, incorporando a tecnologia certa e uma abordagem baseada em risco. À medida que os criminosos se tornam mais sofisticados, uma abordagem ainda mais sofisticada será necessária para combatê-los”, finaliza o executivo. 

 

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