Casos de sucesso

Adiq adota APIs abertas para acelerar adoção de tecnologia e manter crescimento

Adiq, empresa de soluções de adquirência, implementou uma nova solução de escalabilidade para aumentar a velocidade de inovação na companhia, que foi fundada em 2015 operando no mercado de B2B com operações de antecipação de recebíveis. Agora, a Adiq, que demorava de 15 a 20 dias para escrever um projeto, está usando APIs abertas para mudar sua infraestrutura sem impactar as aplicações legadas e seus clientes.

CONTEÚDO RELACIONADO – Empresa de logística adota Microsoft Teams e garante continuidade de negócios durante a pandemia

Marcelo Pisani, gerente de infraestrutura da Adiq, explica que o crescimento da empresa foi mais rápido do que o imaginado. “Finalizamos 2016 com um volume processado de R$ 113 milhões, e saltamos para R$ 26 bilhões em 2018. Esse crescimento exponencial fez com que precisássemos modernizar nossas aplicações e facilitar os processos para manter o ritmo”, lembra Marcelo Pisani, gerente de infraestrutura da Adiq. Na época, a empresa trabalhava com sistemas legados sob uma plataforma monolítica de difícil manutenção, com processos operacionais muito demorados e infraestrutura cara. 

Para mudar esse cenário, a empresa contou com a Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria nas áreas de TI e segurança cibernética, para implementar soluções da Red Hat e criar um ambiente colaborativo baseado no controle e no gerenciamento de todas as APIs de maneira tranquila e fácil. 

Para Pisani, foi essencial encontrar um parceiro que o apoiasse. “A Service TI nos ajudou na definição do roadmap e na estratégia de aplicações, infraestrutura, DevOps e segurança. Dessa maneira, conseguimos dar vazão a tudo de forma dinâmica”, comenta.  

Com a assistência da Service IT e da Red Hat, a empresa implementou várias tecnologias corporativas, incluindo: 

  • Red Hat Openshift Container Platform: solução que integra containers Kubernetes e outras tecnologias de container para oferecer suporte ao desenvolvimento e à implementação de aplicações em nuvens públicas ou privadas. 
  • Red Hat Fuse: baseada em containers, a solução é focada na integração ágil de qualquer ambiente, que facilita a conversa entre sistemas e permite a criação, ampliação, implementação e escala de microsserviços de maneira independente. 
  • Red Hat AMQ: plataforma flexível de mensageria que integra aplicações aos dados distribuídos por toda a empresa, controlando tudo em tempo real e de maneira orquestrada. 

“O que faz a diferença é ter todo esse conjunto de forma escalonável e gerenciável. Agora podemos, com três cliques, publicar uma API de forma segura. Isso faz muita diferença na dinâmica que temos hoje, e tudo é protegido de acordo com todos os protocolos vigentes”, comemora o executivo da Adiq. 

 

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *