Relatórios da Omdia mostram uma imagem positiva do impacto da inteligência artificial (IA) nos negócios, bem como um declínio nas remessas gerais de servidores, à medida que os compradores priorizam os sistemas baseados em GPU.
A adoção da inteligência artificial está mudando a forma como os servidores são adquiridos, o que gera impacto rápido e positivo nas empresas que implantam tecnologias de IA, de acordo com dois relatórios de pesquisa da Omdia.
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No relatório sobre o mercado de nuvem e data center, a empresa de pesquisa prevê uma redução no número de remessas de servidores pela primeira vez desde 2007. No entanto, a queda de servidores em 2007 foi devido a uma crise econômica global. Já a mudança atual na compra de servidores tem um efeito mais positivo.
A Omdia descobriu que a demanda por recursos de computação continua alta, mas relata que a demanda por servidores mais caros com hardware especializado para treinamento de modelos de IA (AI model training – GPUs) está sendo priorizada em relação ao servidor corporativo típico com apenas uma CPU.
Segundo a Omdia, 2,8 milhões de servidores foram vendidos durante o primeiro trimestre de 2023, abaixo dos 3,2 milhões esperados. A queda nos embarques do 4T22 para o 1T23 é a maior já registrada pela Omdia.
O medo de perder o mercado quente de IA está levando os provedores de serviços em nuvem (CSP) e as empresas a aumentarem os investimentos em hardware de IA. No entanto, estes equipamentos são significativamente mais caros do que o hardware de servidor tradicional. Portanto, para compensar o custo associado aos investimentos em servidores de IA, os CSPs e as empresas estão adiando as atualizações do parque de servidores em uso.
“Estamos vendo um fluxo saudável de investimento em cluster de IA”, diz Vladimir Galabov, chefe da prática de pesquisa em nuvem e data center da Omdia. “São projetos enormes. Cada servidor pode custar meio milhão de dólares. Isso equivale a 50-60 servidores de uso geral”, completa.
Há algum tempo, há uma tendência de deixar o hardware implantado por um período mais longo. Costumava ser servidores atualizados a cada três ou quatro anos. Agora, a vida útil típica dos servidores em um CSP de nível um é de seis anos, enquanto os provedores de nível dois relatam tempos de vida de até 10 anos, de acordo com a Omdia.
Existem outros fatores que levam a uma desaceleração nas vendas de hardware de servidor. A Omdia cita obstáculos macroeconômicos, bem como custos crescentes e acesso restrito ao capital para alimentar compensações de investimento. E diz que a maioria das organizações já otimizou suas operações para um modelo híbrido capex/opex, misturando uma combinação de computação local com serviços em nuvem.
As empresas estão adotando a estratégia de menor risco de usar serviços de nuvem para satisfazer as necessidades de computação no curto prazo, avaliando cuidadosamente a demanda de longo prazo, diz a Omdia. Isso significa menos vendas de hardware local e mais adoção de serviços em nuvem.
A IA pode compensar rapidamente
A Omdia também descobriu que os investimentos em IA estão sendo recompensados muito rapidamente por meio do aumento da receita, redução dos custos finais e melhoria da eficiência e da experiência do cliente.
As implantações de IA são relativamente novas, mas já estão causando impacto. Aproximadamente 54% dos entrevistados disseram que estão medindo resultados positivos de 1% ou mais, e 14% estão vendo ROI de 11% ou mais, dependendo da categoria.
E deve-se notar que a Omdia realizou sua pesquisa com 369 empresas em fevereiro de 2023, muito antes de qualquer projeto de IA generativa ter qualquer impacto. Portanto, sua pesquisa está medindo as primeiras implantações de IA.
A Omdia projeta que o ROI inicial da IA provavelmente acelerará a inovação da IA, à medida que mais empresas perceberem seus benefícios. As iniciativas de IA generativa, em particular, provavelmente terão mais chances de serem comprovadas.
À medida que os projetos de IA amadurecem nas empresas e os benefícios são sentidos, essas empresas expandirão as implantações de IA para outros casos de uso e áreas de negócios. Com ROI tangível para justificar os programas, a alta administração estará confiante na expansão das iniciativas de IA e isso, por sua vez, estimulará o aumento dos gastos.
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