Projeto iniciado há quatro anos contou com soluções de storage e servidores, além da atualização da estrutura de atendimento aos clientes.
O Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), localizado em Guarulhos (SP), agora conta com soluções da Dell em seu data center e na plataforma de atendimento aos clientes. O aeroporto adquiriu quatro equipamentos diferentes de servidores e storage, que permitiram expansão da capacidade de armazenamento em 120 TB, além de novos notebooks, desktops e workstations, equipados com softwares de parceiros.
O projeto começou há cerca de quatro anos, quando a concessionária do GRU Airport identificou a necessidade de modernizar a infraestrutura de TI e torná-la mais eficiente e escalável. “A partir do momento que uma aeronave toca o solo, ela passa a ser responsabilidade nossa. É a tecnologia que garante uma boa aterrissagem”, pontua Emerson Thomazini, coordenador de Infraestrutura do GRU Airport.
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A partir da percepção sobre a importância da TI, o GRU Airport abriu um processo de licitação, com o intuito de escolher o melhor fornecedor para modernizar o data center e a plataforma de atendimento aos clientes. Após analisar propostas dos principais provedores do mercado, a administração do aeroporto escolheu a Dell. Entre os fatores que mais pesaram na decisão foram a possibilidade de ter um único ponto de contato para a implementação de toda a infraestrutura do data center, assim como a qualidade de atendimento, implementação e suporte fornecidos pela Dell.
O projeto do novo data center e da plataforma de atendimento aos passageiros foi desenhado a quatro mãos pela Dell e o time de TI do GRU Airport. Entre as premissas, houve uma preocupação de criar uma estrutura modular, permitindo assim uma rápida expansão para acompanhar as necessidades do aeroporto.
Todas as soluções utilizadas no novo data center são da Dell e contam com uma estrutura modular baseada em servidores blade Dell PowerEdge, storage Dell Compellent SC8000 – para armazenamento de alta performance – e Dell PowerVault TL200, além do appliance de backup Dell DR4000. O ambiente, desenhado inicialmente com uma capacidade de 50 TB, já atingiu 170 TB.
Thomazini ressalta que um dos segredos do sucesso da implementação do data center foram os serviços de implementação e de suporte (ProSupport Missão Crítica) fornecidos pela Dell. “Temos um SLA extremamente agressivo de duas horas de resolução para os servidores blade e de quatro horas para substituição de discos”, explica o executivo.
O projeto do GRU Airport incluiu também a modernização e padronização dos equipamentos utilizados para atendimento aos passageiros. A Dell respondeu pela customização e implementação do ambiente, composto por PCs (desktops Dell OptiPlex, notebooks Dell Precision e Dell Latitude e workstations Dell Precison Mobile) e soluções Microsoft, Symantec e VMWare.
Assim como no caso do data center, uma preocupação foi não só atualizar a plataforma de atendimento aos passageiros, mas garantir que disponibilidade, confiabilidade e escalabilidade para demandas futuras. A Dell ainda é responsável pelo serviço de suporte para as soluções de hardware e de software.