A solução vai contribuir para a redução do congestionamento aeroportuário no aeroporto de Haneda
O Aeroporto de Haneda, em Tóquio (Japão), vai utilizar uma solução de reconhecimento facial para inspeções de imigração e alfândega, a fim de facilitar os procedimentos, sem interrupções, no Terminal 2. A exemplo do que já é feito em alguns processos em aeroportos no Brasil, o Aeroporto de Haneda vai contar com totens que fazem a identificação facial, chamados de KIOSKs pela fornecedora da solução, a NEC.
Utilizando NeoFace, a tecnologia central do portfólio Bio-IDiom da NEC, com autenticação biométrica, mecanismo de inteligência artificial e reconhecimento facial, estes totens podem ser usados para verificar a identidade dos viajantes. Assim, com o auxílio de uma câmera adequada é selecionada automaticamente, é capaz de identificar a altura do usuário, permitindo um rápido reconhecimento, independentemente de o usuário estar em cadeira de rodas, por exemplo.
Os primeiros testes de campo para esses KIOSKs começaram em 31 de janeiro de 2024. Ao registrar as informações necessárias antecipadamente usando o primeiro KIOSK implantado ao longo da rota de entrada do aeroporto e vinculando as informações dos sistemas utilizados pela Agência de Serviços de Imigração e Alfândega do Japão, os procedimentos passam a ser analisados em único local, o que contribuiu para que os procedimentos de chegada ocorressem sem interrupções e com menos congestionamentos no terminal do aeroporto.
Com o aumento do número de visitantes estrangeiros no Japão, muitos usuários do aeroporto começaram a realizar procedimentos de imigração e alfândega eletronicamente. Além disso, com o governo japonês estabelecendo a meta de receber mais de 60 milhões de visitantes estrangeiros até 2030, é vital garantir procedimentos tranquilos e eficientes nos aeroportos, fazendo com que as ferramentas eletrônicas recebam cada vez mais atenção.
O novo sistema funciona, ainda, para a identificação de idioma apropriado. Ele é exibido automaticamente quando o usuário escaneia seu QR Code para registros de entrada e informações de declaração alfandegária no KIOSK, o que elimina a inconveniência do passageiro ter que fazer a alteração manualmente.
O design é totalmente centrado no usuário, fazendo com que ilustrações e esquemas de cores elaborados apareçam na tela a fim de ajudar que os turistas de primeira viagem sigam as instruções com mais facilidade. Também é possível verificar as funções de suporte para fornecer assistência operacional por meio de animação e orientação sonora quando necessário para que os usuários possam concluir os procedimentos sem estresse.
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