Entre os contratos de maior demanda, 40% ficam por conta de sites e hotsites. Outros serviços que têm tido grande procura são os de programação, criação, redes sociais e campanhas online.
Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADi) no início do segundo semestre do ano, o mercado paulista é a principal região do País neste segmento. Em 2009, as companhias do Estado devem faturar aproximadamente R$ 405 milhões, um aumento de 16% sobre o valor do ano passado (R$ 305 milhões).
Para Cláudio Coelho, presidente da Associação Paulista de Agências Digitais, esse crescimento foi expressivo, mesmo com o período de dificuldade em todos os setores da economia mundial. “Não fosse um ano de crise, poderíamos ter crescido muito mais, pois o potencial de mercado para serviços web é gigantesco”, afirmou.
Ao todo, o Estado de São Paulo reúne cerca de 830 agências digitais, o que representa 63% das companhias da região sudeste e 36% do mercado nacional, que possui mais de duas mil e duzentas empresas . A pesquisa ainda aponta que, neste ano, o setor empregou cerca de seis mil colaboradores.
Entre os contratos de maior demanda, 40% ficam por conta de sites e hotsites. Outros serviços que têm tido grande procura são os de programação, criação, redes sociais e campanhas online. Para Coelho, a crescente demanda por serviços de searching, mídia e mobile marketing também merece destaque, “pois são recursos relativamente novos, que já estão sendo muito procurados pelas empresas”, afirma.