A Algar, empresa de TI e telecom do grupo Algar, vai conectar 279 escolas públicas localizadas em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A operadora foi vencedora de dois editais do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) promovidos pelo Ministério das Comunicações (MCom).
CONTEÚDO RELACIONADO: Fust ultrapassa R$ 2,5 bilhões em investimentos para ampliar acesso à internet
No edital 166/2024, feito no ano passado, a Algar foi contemplada com 18 escolas, já em fase final de atendimento. No edital mais recente, o 144/2025, a empresa será responsável por levar infraestrutura de internet banda larga a 261 escolas, atendendo às especificações técnicas do programa Escola Conectada — como a instalação de roteadores e fornecimento de velocidades compatíveis com o número de alunos por unidade.
A entrega será realizada em locais onde a Algar possui operação garantindo qualidade e estabilidade no serviço. Além da instalação, a operadora prestará o serviço de conectividade, conforme prevê o edital.
Editais do Fust
Somando os dois editais do MCom com recursos do Fust, o governo federal pretende conectar mais de 20 mil escolas. Nesta modalidade, as conexões são realizadas por empresas de telecomunicações com seus próprios recursos, que poderão abater das contribuições obrigatórias ao fundo. As operadoras poderão usar até 50% do que contribuiriam para o Fust para conectar escolas.
Do total de recursos destinados à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, R$ 6,5 bilhões são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Outros R$ 2,3 bilhões provêm de três fontes: R$ 1,7 bilhão da Lei 14.172/2021; R$ 350 milhões da Política de Inovação Educação Conectada (Piec); e R$ 250 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Participe das comuni IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn, WhatsApp e X
