NegóciosSegurança

Alloha Fibra mira 450 municípios com “Muralha Digital”

Centro de Controle da Muralha Digital de Curitiba
Provedora de fibra óptica fecha parceria com a Sentry, para realizar o cercamento digital de núcleos urbanos.

A Alloha Fibra acaba de realizar uma parceria com a Sentry, plataforma de software SaaS de inteligência aplicado à segurança pública, para levar o sistema “Muralha Digital” às cidades brasileiras que dispõem de conexão com sua rede de fibra óptica. O projeto tem potencial para atender mais de 450 municípios brasileiros e tem como meta crescer mais de 50% no ano de 2024.

CONTEÚDO RELACIONADO – Curitiba quer ampliar muralha virtual com mais videomonitoramento e IA

A “Muralha Digital” emprega dispositivos de capturas de vigilância posicionadas nas entradas e saídas das cidades para registrar imagens e dados dos deslocamentos veiculares, resultando em uma extensa base de informações para as forças policiais, tais como a Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

A tecnologia utiliza big data, algoritmos e inteligência artificial e, com essa quantidade significativa de indicadores, a plataforma tem a capacidade de analisar o comportamento de veículos, cruzando essas informações com boletins de ocorrências, sendo possível a identificação de automóveis roubados ou furtados em tempo real ou até mesmo, através de seus algoritmos, identificar veículos sem restrições suspeitos de serem utilizados em cometimentos criminais.

Recentemente a, Alloha Fibra e a Sentry fecharam um acordo de cooperação com a prefeitura da cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, para implementar o projeto. A iniciativa fará uso da infraestrutura da Alloha Fibra, proporcionando altas velocidades de conexão aos órgãos públicos de gestão local. Isso permitirá uma comunicação mais eficiente e o acesso rápido a dados essenciais, fortalecendo assim suas operações de segurança na região e redução da criminalidade.

“A infraestrutura de telecomunicação é um pilar essencial para o desenvolvimento digital dessas cidades. Muitas prefeituras e secretarias de segurança pública já estão apostando nessa tendência, que deve crescer nos próximos anos. Estamos animados com os projetos de Muralha Digital que traz grandes benefícios para os municípios e principalmente para a segurança da população”, afirma Fábio Abreu, VP da vertical do B2B da Alloha Fibra.

O conceito “Muralha Digital” faz referência aos muros construídos na idade média para defender os castelos. O CIOSP (Centro Integrado de Segurança Pública) do Programa Vigia Mais MT investiu R$30 milhões para a instalação de 15 mil câmeras nos 141 municípios de Mato Grosso para reforçar a proteção em todo o Estado através da integração com a “Muralha Digital”.

Além disso, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, apresentou uma redução em 60% nas ocorrências de furtos e roubos de veículos no primeiro ano de implementação da plataforma.

“Para nós, a entrada da Alloha em projetos de Smart Cities mostra mais uma vez a capacidade de inovação e visão de futuro do grupo. A capilaridade da rede de fibra é um ativo fundamental na construção de um projeto de cidade segura e inteligente e a capacidade da Alloha de entregar a solução turnkey na modalidade de serviço para o município faz toda diferença.”, afirma Junior Carrara, diretor da Sentry.

Desafios de Segurança

No Brasil, de acordo com o levantamento do ranking anual elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, o país tem dez das 50 cidades mais violentas do mundo, sendo a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, a mais insegura do país, segundo dados de 2022.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *