Desde o começo do ano letivo de 2016, estudantes têm utilizado Google Classroom e outras quatro ferramentas colaborativas para fazer trabalhos individuais e em grupo sem sair de casa.
O Colégio Rio Branco, que possui duas unidades na capital paulista, no bairro de Higianópolis, e na Grande São Paulo, na Granja Vianna (Cotia), formou uma parceria com o Google for Education para implantar as soluções colaborativas da gigante tecnológica na escola, fornecendo a alunos e professores cinco aplicações diferentes: Google Classroom, Google Agenda, Gmail, Hangout e Google Drive.
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A parceria, fechada no fim do ano passado, permitiu que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio (entre 11 e 17 anos de idade), das duas unidades, começassem o ano letivo de 2016 já utilizando a tecnologia.
A estratégia do colégio com o Google for Education, que foi implantado pela integradora Nuvem Mestra, é facilitar a interação entre os alunos. Segundo Jorge Farias, coordenador de Tecnologia do Colégio Rio Branco, a escola viu a necessidade de ter uma plataforma para virtual para comunicação e trabalho em grupo. “A interação entre professores e alunos também era necessária. Vimos que eles se comunicavam via redes sociais, o que não é adequado”, aponta.
Farias explica que, no pacote, a principal solução é o Google Classroom, utilizada pelos estudantes para fazer lições de casa e também para a entrega dos exercícios aos professores. Isso é possível graças a integração entre o Classroom, o Gmail e o Drive, que possui programas de edição de texto parecidos com o Word. Além disso, é possível que diversos alunos editem o mesmo texto em conjunto, o que facilita na hora de produzir trabalhos em grupo.
“Integrar os alunos e professores, facilitando a execução e gestão das lições de casa e do aprendizado, era essencial para a escola”, diz o coordenador. De acordo com ele, os trabalhos em grupo eram uma dificuldade para os alunos, que não conseguiam se reunir para executá-los.
Já os professores têm utilizado o Hangout principalmente para reuniões entre as unidades, aponta Farias. O próximo passo, após os docentes se familiarizarem com a tecnologia, será a produção de vídeo aulas, para auxiliar os alunos nas tarefas de casa.
Ainda sobre o processo de adaptação, Farias lembra que os alunos se habituaram ao Google for Education bem mais rápido que os professores. “No primeiro dia de aula todos receberam treinamento para as ferramentas e como os estudantes já conheciam o Gmail e soluções de colaboração, como o Skype, se adaptaram mais rápido”, explica.
A previsão do Colégio Rio Branco é também utilizar a tecnologia em anos letivos mais jovens. “No próximo ano, vamos implantar o sistema para os alunos do 5º ano do Fundamental. Em 2018, para o 4º e assim sucessivamente”, diz. O colégio conta com 2,5 mil alunos, que vão do maternal até o 3º ano do Ensino Médio, mas Farias não sabe dizer quantos utilizam o Google for Education hoje.
Unidades também contam com infra para alunos utilizarem ferramentas na escola
As ferramentas do Google foram adquiridas para auxiliarem os alunos fora da escola, mas cada unidade do Colégio Rio Branco também conta com 42 iPads, 21 Macbooks e 21 Chromebooks para serem utilizados dentro do colégio. Segundo Farias, as unidades não contam com rede Wi-Fi para os estudantes e por isso utilizam três carrinhos com roteadores para levar conectividade à sala de aula quando preciso. Além disso, cada unidade possui três laboratórios tecnológicos com computadores e uma Apple TV de 60 polegadas para aulas.