Jogos Olímpicos e Paralímpicos terão rede de 370 km de fibra óptica e velocidade de 40 Gbps.
O grupo América Móvil, dono das empresas Claro, Embratel e NET, patrocinadoras oficiais dos Serviços de Telecomunicações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, anunciaram hoje qual a infraestrutura a ser utilizada nos dois eventos. Serão cerca de 3 mil profissionais do grupo atuando diariamente no evento, com metade deles de forma dedicada.
A base de telecom será o Backbone Olímpico Embratel, rede de 370 km de fibras ópticas triplamente redundante, com velocidade de 40 Gigabits por segundo, com 60 mil pontos de acesso à rede espalhados em 100 locais. A Embratel também vai fornecer a rede de fibra óptica responsável por captar e enviar os sinais de vídeos das competições para o centro de transmissão, o International Broadcast Centre, que transmitirá para todo o mundo. O data center da empresa serão os responsáveis por hospedar o site oficial dos Jogos Rio 2016, o Portal dos Voluntários e o Site de Vendas de Ingressos.
Já a cobertura da rede móvel foi ampliada pela Claro, que instalou 97 novas estações de transmissão 3G e 4G, para suportar o aumento do uso de celulares no evento. Serão fornecidas também 20 mil linhas de telefonia móvel (voz e dados) para atender a família olímpica e a organização dos Jogos Rio 2016.
A NET disponibilizará ainda 12 mil pontos de TV por Assinatura, 10 mil linhas de telefonia fixa e 8 mil pontos de acesso Wi-Fi espalhados pela cidade, Vila Olímpica e locais de competição.
Atos inaugura Centro de Operações Tecnológicas para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Toda a gestão da rede e dos serviços será feita 24/7, a partir do Technology Operational Center (TOC). Os serviços fornecidos pelo grupo atenderão todo o público envolvido no evento. Além dos torcedores, são cerca de 50 mil voluntários, mais de 10 mil atletas e comitivas de aproximadamente 200 países, além de 25 mil jornalistas.