Casos de sucesso

Amil investe cerca de US$ 800 mil para reformular infra de TI

A nova infraestrutura deve atender ao crescimento do número de contas de e-mail, que está partindo de 6 mil para 10 mil até o final deste ano.

O Grupo Amil ampliou o seu parque tecnológico para suportar a expansão dos negócios após a aquisição da Blue Life e outras empresas de saúde. Com a demanda de mais 150 mil clientes vindos destas transações, a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras de saúde do País, com 12 mil funcionários e quase 3,3 milhões de associados. O crescimento, todavia, exigiu um upgrade do seu parque tecnológico.

“Adquirimos o NAC (Controle de Admissão para Redes), fornecido pela Cisco, com switches de alta performance”, diz Marco Antonio Pereira, gerente de TI da Amil. “Esse sistema permite que realizemos a administração de clientes e prestadores de serviços, gerenciamento do correio eletrônico, do sistema financeiro e do contábil, provê acesso aos hotspots e ainda suportará o crescimento do número de contas de e-mails, que está partindo de 6 mil para 10 mil até o final de 2009”, complementa.

“A demanda foi integrar os controles de acesso a rede dos novos usuários, oriundos das aquisições já mencionadas”, diz André Chagas, gerente de contas da Telsinc, integradora da solução. Isso significou a troca de um datacenter modelo 4506, da Cisco, que ficava na filial da Amil em São Paulo, por dois modelos 6509, de maior capacidade, além do controle de admissão para redes, conforme contou Pereira. Tudo isso teria significado investimento de cerca de US$ 800 mil, sem contar mais US$ 42 mil mensais com a manutenção da rede.

Gerenciamento otimizado
O melhor gerenciamento da rede, conseguido com a adoção do NAC, também levou outros benefícios para a Amil. Agora também é possível identificar qualquer anomalia no sistema de informações, com a facilidade de bloquear a conexão ou acesso de pessoas indesejadas. “Estas ações são feitas pelo data center de maneira unificada e incluem o gerenciamento de serviços de telecomunicações, uma demanda oriunda dos call centers que atendem a empresa”, diz ele.

Redução de custos
Vale a nota de que, além dos investimentos ditos pela reportagem, falta incluir os montantes gastos com telefonia IP, tecnologia que elimina custo de ligação entre filiais da empresa espalhadas pelo País. Dessa forma, os 415 pontos de atendimento de São Paulo, 280 do Rio de Janeiro e 95 do Paraná, compondo 250 unidades, têm uma dinâmica de transmissão de dados suportada por tecnologia de ponta, da Avaya. Com isso, esses pontos de atendimento podem fazer chamadas interurbanas com custo reduzido.
Preservação de investimento

A reformulação da infraestrutura de TI não criou “sucatas” na Amil. Pelo contrário, os computadores antigos foram reaproveitados em outras funções. “O servidor de datacenter 4506, da Cisco, por exemplo, foi tirado de São Paulo, mas atualizou o parque tecnológico da empresa no Rio de Janeiro”, complementa Chagas, da Telsinc.
 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *