
Sem dúvida, o trabalho de um profissional de TI se tornou mais difícil nos últimos anos – eles precisam responder às demandas de negócios e tecnologia constantemente dinâmicas. As ciberameaças também não podem ser deixadas de lado. Por isso, é preciso que as empresas sejam mais estratégicas no uso de dados para não sobrecarregar seus colaboradores.
Segundo pesquisa da AppDynamics, empresa do grupo Cisco, 65% dos profissionais de TI admitem que agora se sentem sobrecarregados pela complexidade e pelos dados. Eles sentem que estão em desvantagem, sem os insights necessários para tomar decisões informadas e priorizar suas ações nos lugares certos.
Em um nível mais amplo, a pesquisa revela um forte desejo entre os profissionais de tecnologia de ir além do “combate a incêndios”, que seria uma estratégia de solucionar problemas que aparecem ao invés de uma abordagem mais proativa. Para 28% dos profissionais brasileiros, a organização onde trabalham ainda está em grande parte no modo reativo após a pandemia, embora um número significativo afirme que agora está começando a mudar para um modo mais estratégico.
A pesquisa mostra que os profissionais de TI ainda passam a maior parte do tempo em atividades reativas e operacionais, em oposição a estratégias e iniciativas focadas em inovação. E isso está tendo um impacto profundo no desenvolvimento de suas próprias carreiras e na capacidade de atingir seu potencial completo.
Dados globais
A pesquisa explorou como os profissionais globais de tecnologia estão progredindo em sua jornada para se tornarem Agentes de Transformação – especialistas com habilidades, visão e ambição para impulsionar a transformação sustentável e deixar um legado duradouro em suas organizações. Constatou-se que 10% desses profissionais estão atualmente operando nesse nível, mas que mais precisarão atingir o auge de sua profissão nos próximos anos para que suas organizações sejam competitivas em inovação.
Os profissionais de TI apontaram a quantidade de tempo que passam combatendo incêndios como a maior barreira para que eles se tornem Agentes de Transformação. Além disso, a falta de planejamento de longo prazo também foi citada como um grande obstáculo.
Os departamentos de TI (e líderes empresariais) precisam urgentemente resolver essa situação, pois as consequências, se não o fizerem, provavelmente serão graves. A pesquisa mostra como as organizações que não conseguem desenvolver ou recrutar Agentes de Transformação suficientes ficarão para trás dos concorrentes.
De forma encorajadora, os profissionais de TI sabem exatamente o que é necessário para permitir que adotem uma abordagem mais estratégica e, ao fazê-lo, tornem-se Agentes de Transformação.
Quase todos (93%) afirmam que ter a capacidade de monitorar e observar todas as áreas técnicas de seu trabalho de TI e vincular diretamente o desempenho da tecnologia aos resultados de negócios é importante para que possam operar como especialistas de elite.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.