Motivo seria o não pagamento do valor integral dos direitos autorais por reprodução de música.
A política de distribuição de royalties e direitos autorais do YouTube no Brasil tem gerado muita polêmica nos últimos dias entre artistas. Representantes da classe artística e líderes das maiores gravadoras do país, como Sony Music e Universal, querem levar a batalha à justiça, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo.
Os artistas reivindicam pagamento do valor integral dos direitos autorais por reprodução de música. No Brasil, o YouTube só repassa 75% do valor, com o resto, que corresponderia ao direito de execução pública, não repassado.
YouTube começa a testar ferramenta de bate-papo entre usuários
Ainda segundo a publicação, os desentendimentos entre YouTube e gravadoras a respeito do pagamento já se arrasta por mais de três anos. Em nota, o site comunicou que deve trabalhar para assegurar melhor os pagamentos: Estamos assinando acordos para garantir que compositores brasileiros sejam compensados por seu trabalho. Como a UBEM não cobre todo o mercado no Brasil, esses acordos assinados diretamente com agregadoras como ONErpm, ABMI, Tratore, Playax, entre outras, são fundamentais para a indústria”.
Eles afirmam ainda que, ao contrário de outros países, a lei brasileira não torna obrigatório o pagamento dos 25%. O YouTube é, hoje, uma das plataformas mais usadas para a reprodução de música via streaming, além de serviços como o Deezer e Spotify.