Plataforma SaúdeControle foi criada para proteger informações médicas dos usuários.
Um levantamento publicado em março na revista científica da Associação Médica Americana (JAMA) revelou que informações de pacientes são compartilhadas com anunciantes e com o setor farmacêutico para publicidade direcionada e diferentes bases de dados nos Estados Unidos.
Para essa apuração de dados, os pesquisadores avaliaram 211 aplicativos de saúde disponíveis para Android, todos voltados especificamente para pacientes com diabetes.
Desse total, 75 foram escolhidos aleatoriamente para a análise de dados e apenas quatro apps informaram que pediriam permissão ao usuário, caso fossem compartilhar os dados.
“No Brasil ainda não há uma regulamentação sobre apps de saúde, mas é inadmissível que os dados sejam compartilhados sem a autorização do usuário, que é o dono das suas informações médicas”, opina Adrianno Barcellos, co-CEO do SaúdeControle – plataforma de arquivamento e gestão do histórico médico digital completo do paciente.
App que conecta paciente a médicos chega ao Brasil
De acordo com o executivo, o SaúdeControle é a plataforma ideal para que empresas, de todos os tamanhos e segmentos, ofereçam uma melhor qualidade de vida aos seus colaboradores.
“Cada usuário tem seu login e senha de acesso. E a empresa saberá, em porcentagem, quantos diabéticos, hipertensos, fumantes e sedentários tem em seu quadro de funcionários. A partir disso, poderá criar programas para melhorar esse cenário, aumentando o nível de saúde, a produtividade e a resiliência dos funcionários”, afirma o co-CEO.
Ou seja, em todo o processo os dados dos usuários são mantidos em sigilo e o gestor do RH terá um panorama completo da saúde dos funcionários, a partir de dados estatísticos.