De acordo com os dados mais recentes da Akamai, fornecedora de soluções de segurança, o roubo de identidade (CRAB, na sigla em inglês) registrou um enorme aumento no Brasil de 2019 a 2020. Foram 238 milhões de ataques de roubo de credenciais no ano retrasado, enquanto em 2020 o número ultrapassou 2,9 bilhões. Em 2021, a expectativa é de terminar o ano com mais de 3,7 bilhões, chegando a 1452% em dois anos.
CONTEÚDO RELACIONADO – Fraudes telefônicas vão custar US$ 40 bi em 2022 e vão elevar demanda por estruturas de mitigação
Para burlar os sistemas de login e senha, os cibercriminosos utilizam um grande esquema, com um exército de computadores e dispositivos de Internet comprometidos. Dessa forma, conseguem fazer com que cada aparelho faça uma única tentativa em um site e aumentar as chances de descobrir a senha do usuário burlando o sistema da maioria dos sites.
A recomendação é que o usuário dê preferência a sites seguros, que exigem um cadeado ao lado da barra de navegação. Além disso, utilizar senhas geradas automaticamente se torna uma opção mais segura.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.