Serviços ainda não foram detalhados. A AT&T Mobility lançará o serviço de LTE nos primeiros cinco mercados: Atlanta, Chicago, Dallas, Houston e San Antonio, tão logo o verão comece, disse John Stankey, presidente da empresa, à frente da unidade de negócios de soluções.
Ele não revela porém como a companhia trabalhará a LTE ou quais os serviços estarão disponíveis no lançamento.
De acordo com a estimativa do Barclays Capital Global Communications, a corporação implementará a LTE em 70 milhões de POPs (algo como ponto de presença em português) e 15 mercados adicionais no final do ano. O excutivo informou também que estão trabalhando fortemente com seus aparelhos e fornecedores de chipsets para fornecer dispositivos LTE, que proporcionará uma experiência sem interrupção do serviço com a rede HSPA +.
A companhia lançará 20 HSPA + e LTE dispositivos este ano, com mais equipamentos com esta tecnologia, incluindo modems USB e smartphones, previstos para o segundo semestre do ano. A empresa completará sua implementação de LTE até 2013.
O presidente informou que testes da companhia com a rede LTE nas conferências itinerantes sobre o espectro de 700 MHz tem acontecido e trabalham nas velocidades reais, comparadas às que os principais concorrentes demonstram.”A Verizon Wireless divulgou que sua rede de LTE oferece velocidades de downlink de 12/05 Mbps e velocidades de uplink de 2-5 Mbps.
A implementação de LTE da AT & T não é tão agressiva como Verizon; que lançou em 38 mercados e em mais de 60 aeroportos em dezembro, oferecendo atualmente serviços LTE em 55 regiões metropolitanas, que abrangem mais de 100 milhões de POPs e planeja incluir LTE em smartphones e outros dispositivos ao seu planejamento deste ano e chegar a 147 mercados no final de 2011.
A MetroPCS oferece atualmente serviços LTE em seus 14 principais mercados e vende dois aparelhos LTE, incluindo um smartphone Android da Samsung.
De acordo com Stankey, a operadora continua empenhada em implantar backhaul Ethernet em dois terços dos mercados em que atua até o fim do ano e terminará no segundo trimestre em cerca de metade dos locais de maior retorno.
O executivo também revelou que a empresa propôs US$ 39 bilhões para comprar da T-Mobile EUA e informou como a AT& T espera integrar as duas redes. Se a transação for aprovada, a empresa focará na consolidação de redes das companhias e também para migrar os clientes aos dispositivos mais avançados rapidamente.
A corporação deve liberar T-Mobile 1700 MHz de espectro para LTE AWS e migrar os clientes da T-Mobile para o espectro AT & T 1900 MHz. Stankey afirmou que em alguns mercados onde a AT & T tem espectro de 1900 MHz, a transição pode demorar cerca de um ano e em outros mercados, que pode levar até dois anos.