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Avaya Brasil cria unidade de negócios para atuar no mercado de PMEs

Empresa cria unidade específica para atuar em PME e acredita no rápido crescimento.

A Avaya Brasil trouxe para o País a estratégia de atuação junto ao mercado de pequenas e médias empresas, já empreendida pela matriz e outras unidades ao redor do mundo. Para a empresa, este é um caminho sem volta, mas precisa ser trilhado junto com os parceiros e com bastante cuidado para que os pequenos e médios de hoje sejam os grandes de amanhã. Nesta linha, foi criada uma unidade de negócios específica para atuar junto às PMEs no Brasil, está treinando os parceiros e suas equipes além de nomear novas alianças especializadas na área.

Em entrevista exclusiva ao Portal IPNews, o diretor de Vendas da empresa, Luis Eduardo Silveira, explicou a visão da Avaya para esse mercado e revelou que o modelo comercial será diferente do praticado junto a grandes organizações, para as quais são desenvolvidos projetos customizados. No caso das PMEs, serão fornecidos pacotes prontos para implantação rápida. Para atender essa demanda, a fábrica da Avaya no país vai trabalhar com os distribuidores para ter estoque dos principais produtos.
Para isso, a Avaya Brasil vai financiar os parceiros em dólar, para contratação de pessoas e aquisição de kits de demonstração de solução. “Eles terão metas com determinado período de meses para performar. E então investimos de novo, em um ciclo de investimento e performance”, explica Silveira. “É um modelo que estamos acreditando muito.”

Segundo o executivo, o objetivo do novo foco é replicar as soluções Avaya, desde voz convencional até soluções mais avançadas, como contact center e videocolaboração, reconhecidas no ambiente de grandes corporações, em PMEs. A companhia já está realizando estudos de preço para tornar esses produtos mais competitivos no mercado.

Silveira explica que atuação junto ao mercado de PME não é novidade para a Avaya, mas demorou a chegar ao Brasil porque o time comercial não fazia distinção no modelo de abordagem dos clientes. Agora, o formato aplicado nos Estados Unidos junto a empresas com até 2 mil colaboradores ganhou ares tropicais, porém direcionado a organizações com até 500 funcionários.

Nesse primeiro momento, a Avaya vai focar em todas as PMEs, mas Silveira já indica a possibilidade de desenvolver soluções customizadas para determinadas verticais, como saúde, varejo e cobrança. Atualmente, a companhia conta com 100 parceiros em pequenas e médias empresas. “A área ainda não cresceu muito, mas diversos clientes antigos começaram a investir mais em soluções, mostrando o aumento do interesse”, diz.

Quanto a concorrência, Silveira não se mostra preocupado. “Nosso mercado é comunicação em escala. Não vamos entrar em uma briga com PABX, pois temos outra proposta de valor, focada em inovação”, afirma. Um exemplo dos clientes é 99 Taxis, startup que conta com 60 pessoas na central de atendimento utilizando uma solução de colaboração da Avaya. “Hoje é uma empresa que patrocina clubes de futebol, um crescimento que não seria possível sem a nossa parceria”, afirma.

*Colaborou João Monteiro

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