A Amazon Web Services anuncia o lançamento das primeiras colaborações do programa AWS re/Start no Brasil, envolvendo as cidades de Curitiba, Fortaleza e São Paulo. Elas se juntam a iniciativas do AWS re/Start na Ásia-Pacífico, Europa e demais países das Américas para ajudar indivíduos em todo o mundo a iniciarem uma carreira em computação em nuvem.
CONTEÚDO RELACIONADO – Redes, IA e nuvem são tecnologias essenciais para um mundo sustentável e inteligente, diz presidente da Huawei
Há um déficit potencial anual de 24 mil profissionais de TI no Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologias Digitais (Brasscom). De acordo com o estudo, o número de formados chegou a 46 mil alunos por ano em 2019, enquanto a demanda estimada, entre 2019 e 2024, chegará a cerca de 70 mil.
É aí que o AWS re/Start entra. Como um programa de desenvolvimento de habilidades e treinamento de trabalho, o AWS re/Start prepara os alunos para carreiras de nível básico em nuvem sem nenhum custo para os participantes e nenhuma experiência anterior necessária. Os primeiros cursos em Curitiba e São Paulo já estão disponíveis, enquanto Fortaleza abrirá as inscrições no dia 20 de outubro. O primeiro curso na cidade acontecerá em janeiro e a instituição colaboradora, o Senac Ceará, pretende lançar outros três ao longo de 2022.
“Com o desemprego atingindo níveis preocupantes no Brasil e o déficit de profissionais qualificados para atuar com computação em nuvem, é fundamental expandir nosso programa com o objetivo de preparar desempregados ou subempregados para trabalhar com a nuvem AWS. Com essa iniciativa, também apoiamos nossos clientes e parceiros locais na busca por talentos”, afirma Paulo Cunha, diretor geral para o Setor Público da AWS na América do Sul.
A Fundación Compromisso, por meio do programa Campinho Digital, irá operar o AWS re/Start virtualmente em São Paulo e Curitiba, enquanto o Senac Ceará conduzirá o treinamento em Fortaleza. A Fundación Compromisso tem apoiado e investido de forma eficaz em questões sociais, ambientais e culturais em organizações da sociedade civil da América Latina, empresas privadas e instituições públicas. Já o Senac é a entidade líder em educação profissional com foco na comercialização de bens, serviços e turismo no país.
“Sem dúvida, esta aliança com o re/Start é uma grande oportunidade para reforçar o que o Campinho Digital representa: existe um alto nível de talento nas comunidades carentes. A formação e a inserção dessas pessoas serão o diferencial para atender às demandas do mercado digital”, afirma Luis Parenti, diretor do Campinho Digital.
Os alunos farão o treinamento focado em TI e nos fundamentos da nuvem da AWS em período integral de 12 semanas ou de 24 semanas em meio-período, e também o exame AWS Certified Cloud Practitioner como parte do programa. O re/Start inclui habilidades práticas de carreira, como entrevistas e redação de currículos, para ajudar os participantes a se prepararem para funções de nuvem de nível básico, incluindo operações em nuvem, suporte de infraestrutura, programação, segurança, fundamentos de banco de dados e funções técnicas de suporte comercial.
Juntos, a Fundación Compromiso, o Senac Ceará e a AWS re/Start estão construindo um pipeline diversificado e inclusivo de novos talentos em nuvem, envolvendo indivíduos em situação de desemprego ou subemprego e que, de outra forma, não teriam acesso a esse plano de carreira. Após a conclusão do programa, a organização colaboradora apoiará os graduados com conexões diretas com os empregadores.
Comente as reportagens do IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter