Economia Digital

Pesquisa aponta que usuários vão “pisar no freio” das redes sociais a partir de 2024

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Deterioração percebida na qualidade das plataformas de redes sociais levará os consumidores a abandonar ou limitar significativamente as suas interações com as redes sociais até 2025, de acordo com a Gartner.

 

Uma deterioração percebida na qualidade das plataformas de redes sociais levará 50% dos consumidores a abandonar ou limitar significativamente as suas interações com as redes sociais até 2025, de acordo com a Gartner.

A pesquisa ouviu 263 consumidores entre julho e agosto de 2023 e descobriu que 53% dos acreditam acreditam que o estado atual das mídias sociais piorou em comparação com o ano anterior ou a cinco anos atrás. As principais razões para esse declínio percebido foram a disseminação de desinformação, bases de usuários tóxicos e a prevalência de bots.

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A preocupação com o impacto da utilização prevista da GenAI nas redes sociais é elevada: mais de 7 em cada 10 consumidores concordam que uma maior integração da GenAI nas redes sociais prejudicará a experiência do usuário.

“As redes sociais continuam a ser o principal canal de investimento para o marketing digital, mas os consumidores estão ativamente tentando limitar a utilização”, afirmou Emily Weiss, investigadora principal sénior na prática de marketing da Gartner. “Uma fatia significativa diz que, em comparação com alguns anos atrás, eles estão compartilhando menos sobre suas próprias vidas e conteúdos. À medida que a natureza do uso das mídias sociais e a experiência das plataformas mudam, os CMOs devem reorientar suas estratégias de aquisição de clientes e retenção de fidelidade em resposta.”

Outras previsões do Gartner para ajudar os profissionais de marketing a responder ao cenário em mudança em 2024 e além incluem:

Até 2027, 20% das marcas apostarão no posicionamento e na diferenciação com base na ausência de IA nos seus negócios e produtos.

Uma pesquisa do Gartner com 305 consumidores em maio de 2023 descobriu que 72% dos consumidores acreditam que geradores de conteúdo baseados em IA podem espalhar informações falsas ou enganosas. Além disso, uma pesquisa da Gartner com 320 consumidores, realizada em fevereiro de 2023, concluiu que a percepção dos consumidores de que as experiências e capacidades alimentadas pela IA são melhores do que os humanos está a diminuir.

“A desconfiança e a falta de confiança nas capacidades da IA levarão alguns consumidores a procurar marcas e interações livres de IA”, disse Weiss. “Uma subseção de marcas evitará a IA e priorizará um posicionamento mais humano. Este conceito ‘acústico’ será aproveitado para distanciar as marcas da percepção dos negócios alimentados pela IA como impessoais e homogéneos.”

Até 2026, 80% das funções criativas avançadas terão a tarefa de aproveitar a GenAI para alcançar resultados diferenciados, exigindo que os CMOs gastem mais neste talento.

À medida que os CMOs tentam “fazer mais com menos”, a GenAI promete maior produtividade e poupança de custos. Grande parte da atração do GenAI para CMOs gira em torno da produtividade e da economia de custos, especialmente para serviços criativos. No entanto, o aumento da produtividade permitirá que os cargos criativos seniores redirecionem as suas competências e tempo para empreendimentos criativos estratégicos mais avançados, como o aproveitamento da inovação de produtos e serviços da GenAI.

“O uso da GenAI na rotina de trabalho diário de uma equipe criativa os libera para realizar ideias, testes e análises criativas de nível superior e mais impactantes”, disse Weiss. “Como resultado, a criatividade desempenhará um papel mais importante e mensurável na geração de resultados de negócios, e os CMOs aumentarão realmente seus gastos com criatividade e conteúdo.”

Até 2028, o tráfego de pesquisa orgânica das marcas diminuirá em 50% ou mais à medida que os consumidores adotarem a pesquisa generativa alimentada por IA.

A rápida adoção da GenAI nos motores de busca irá perturbar significativamente a capacidade dos CMOs de aproveitar a pesquisa orgânica para impulsionar as vendas. Uma pesquisa do Gartner com 299 consumidores em agosto de 2023 descobriu que os consumidores estão prontos para a pesquisa aprimorada por IA, com 79% dos entrevistados esperando usá-la no próximo ano. Além disso, 70% dos consumidores expressaram pelo menos alguma confiança nos resultados de pesquisa apoiados pela GenAI.

“Os CMOs devem se preparar para a disrupção que a busca apoiada pela GenAI trará às suas estratégias de busca orgânica”, disse Weiss. “Os líderes de marketing cujas marcas dependem de SEO devem considerar a alocação de recursos para testar outros canais, a fim de diversificar.”

Até 2026, 60% dos CMOs adotarão tecnologia de autenticidade de conteúdo, monitoramento aprimorado e conteúdo gerado pelo usuário (UGC) endossado pela marca para proteger suas marcas do engano desencadeado pela GenAI.

Os rápidos avanços na GenAI deixaram as organizações sem as estruturas e as melhores práticas para garantir o uso responsável e mitigar os riscos. Uma função dedicada de autenticidade de conteúdo e o desenvolvimento de proteções para a marca serão um imperativo organizacional.

“À medida que o conteúdo criado com ferramentas GenAI se espalha pelos canais de marketing, a transparência em torno de seu uso se tornará cada vez mais necessária para manter a confiança dos clientes”, disse Weiss.

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