Norma do Banco Central em vigor deverá contribuir para reduzir índice de 81,7% de desconhecimento.
O Instituto de Pesquisa Fractal divulga o Painel Financeiro da Indústria de 2007, que revela o comportamento do consumidor de baixa renda em relação à aquisição de bens, financiamentos e prioridades de pagamento. Dentre os resultados, o índice que mais chama a atenção no universo pesquisado é que 81,7% dos consumidores não sabem qual é a taxa de juros paga nas operações de crédito.
Esse indicador da pesquisa chega em um momento importante em que acaba de entrar em vigor o CET (Custo Efetivo Global), medida criada pelo Banco Central, com o objetivo de deixar mais claro ao público as taxas de juros que são cobradas nos financiamentos. Esta norma serve até mesmo para os anúncios, o que pode colaborar para o entendimento e até a comparação de taxas entre as instituições financeiras.
Segundo Celso Grisi, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, o que o consumidor quer dos bancos é a aprovação rápida de crédito, com baixa taxa de juros, e que ofereçam o limite de crédito adequado a sua necessidade e maior prazo para o primeiro pagamento. “A taxa de juros é fator predominante e até decisiva para a maioria dos consumidores, além da facilidade no pagamento das prestações via carnê. Porém o que mais importa é o valor da prestação”, afirma.