Economia Digital

Banco como plataforma, uma oferta de US$ 49 bilhões

Estudo da Juniper Research mostra que a receita global dos serviços BaaP (banco como plataforma) vai saltar de US$ 4 bilhões, em 2023, para US$ 49 bilhões em 2028.

O mercado bancário segue mobilizado para se manter competitivo frente às inovações impostas pelas fintechs. Uma das ofertas possíveis, segundo estudo da Juniper Research, é a entrega de serviços a outros setores na forma de plataforma tecnológica, o Bank as a Platform ou banco como plataforma. Este setor, de acordo com o estudo, verá a sua receita saltar de US$ 4 bilhões, agora em 2023, para US$ 49 bilhões em 2028.

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De acordo com o estudo, o BaaP pode ajudar os bancos tradicionais a recuperar sua vantagem competitiva contra os neobancos. Por meio da colaboração com fornecedores inovadores, os bancos podem oferecer novos serviços de parceiros, incluindo seguros incorporados, ofertas de estilo de vida com marcas líderes ou acesso a serviços de RH para pequenas empresas.

O que é banco como plataforma?

A Juniper Research define Banking-as-a-Platform como: “Um modelo de negócios que permite que parceiros terceirizados criem produtos e serviços para clientes bancários, geralmente uma empresa de tecnologia que pode fornecer APIs enquanto o banco gerencia a troca de dados, supervisiona a autenticação e garante o cumprimento”.

O estudo argumenta que os bancos podem utilizar parcerias com líderes do setor para desenvolver seu modelo bancário básico; ajudando-os a competir com fintechs, oferecendo serviços mais fáceis de usar. Em comparação com as aquisições tradicionais, as parcerias BaaP são altamente flexíveis e podem ser mais fáceis de integrar, à medida que os bancos fazem a transição para modelos focados em API. Ao oferecer uma ampla gama de serviços via BaaP, os bancos podem obter uma vantagem competitiva sem se afastar de seu negócio principal.

Os bancos digitais devem capitalizar nos mercados BaaP

De acordo com o relatório, os mercados bancários são a maneira mais eficaz de os bancos se adaptarem à era digital; ajudando-os a criar ecossistemas de serviços financeiros que ofereçam experiências personalizadas ao cliente, sem desenvolver os próprios serviços.

Por exemplo, a Revolut expandiu extensivamente suas ofertas de estilo de vida no aplicativo; criando seu próprio ecossistema de serviços, sem assumir os custos que os bancos tradicionais enfrentaram na expansão dos serviços. Por sua vez, os clientes beneficiam de soluções inovadoras e adaptadas às suas necessidades; aumentando a satisfação e melhorando a fidelidade de seus relacionamentos bancários.

A Juniper Research recomenda que os bancos avaliem quais serviços são essenciais e quais serviços podem ser substituídos trabalhando com terceiros inovadores; permitindo que os bancos melhorem os serviços oferecidos, reduzindo custos em um clima econômico difícil.

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