
A TecBan, empresa que gerencia o Banco24Horas, está realizando uma prova de conceito do primeiro caixa eletrônico capaz de viabilizar o atendimento humanizado por linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas com deficiência auditiva e surdos no Brasil. A funcionalidade vai usar o 5G para transmissão de vídeo em alta qualidade sem interrupções.
O Banco24Horas 5G, que foi lançado de forma pioneira em maio de 2021, utilizando o 5G da Claro e em parceria com a Embratel e a Ericsson, já vinha sendo utilizado em ambiente controlado, em um dos escritórios da TecBan, em Alphaville (SP). O caixa eletrônico inicia sua fase dois de funcionamento com a nova tecnologia: o serviço de videoconferência feito por meio de um totem, disponibilizado ao lado do caixa, que conta com um tablet equipado com câmera HD com alta resolução.
Um piloto interno foi realizado nos meses de maio e junho de 2022. Desde então, a equipe de atendimento da TecBan, focada no Banco24Horas, passa por treinamento de melhores práticas para a utilização da ferramenta. Dados do IBGE, de 2020, apontam que o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas surdas.
Como funciona
Para utilizar o atendimento via vídeo, basta seguir um passo-a-passo simples e intuitivo: na tela inicial, há um espaço para inserir o nome do cliente que realizará a chamada e um quadrado de para assinalar o aceite dos termos de atendimento em conformidade com a da Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD).
Em seguida, será realizado um teste de velocidade de internet, que ao ser concluído, apresentará uma tela confirmando a experiência em 5G e, automaticamente, o atendimento será iniciado. Quando a videochamada é encerrada, o aplicativo inicia uma pesquisa de satisfação para coleta de dados sobre a experiência.
A experimentação é fruto de um trabalho em equipe. Internamente o projeto foi liderado pelo TechLab, laboratório de tecnologia da TecBan formado por um time multidisciplinar. A empresa não descarta a possibilidade de que o projeto seja escalado para toda a rede do Banco24Horas.
A companhia já tem alguns serviços envolvendo o 5G. A TecBan usa a conexão para o videomonitoramento do caixa com imagens de alta definição e também entrega acesso à internet via rede Wi-Fi para os clientes.
O TechLab também está estudando e desenvolvendo as próximas fases de projetos envolvendo o 5G. Um próximo passo será a realização dos testes com as chamadas de vídeo 5G a partir de um aplicativo que poderá ser utilizado em smartphones.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.