Santander foi a instituição financeira mais citada em junho.
Segundo monitoramento nas mídias sociais realizado pela Miti Inteligência entre os dias 15 e 27 de junho, os bancos brasileiros estão aumentando sua presença na web, mas a participação ainda é “tímida”. Com quase 50 mil interações, os bancos mais citados foram Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal. Foram analisadas as postagens no Twitter, Facebook, Youtube, fóruns, blogs e o site Reclame Aqui.
“A internet é utilizada não somente para as transações bancárias, mas os usuários também aproveitam os canais para fazerem perguntas, elogiarem ou reclamarem sobre os serviços e produtos”, diz Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da Miti Inteligência. “Por isso, avaliar a repercussão dessas grandes instituições em redes sociais é importante, pois além de conhecer os anseios dos clientes, possibilita a inclusão de novos serviços, melhoria nos processos, identificação oportunidades e interesses do consumidor e, claro, permanecer cada vez mais próximo a ele”.
O Santander foi o mais citado no monitoramento, com 27,5 mil menções, ou mais de 50% do conteúdo capturado. No Twitter, Facebook e LinkedIN, o banco conta com mais de 26,7 mil seguidores, 11,3 mil fãs e 25,5 mil contatos, respectivamente. “As empresas que investem na web e integram suas campanhas online e offline conseguem resultados bem mais positivos. Isso acontece com o Santander”, diz Elizangela.
O segundo banco mais citado no período foi o Bradesco (16% das interações), seguido pelo Banco do Brasil e Itaú, com quase 12% do total de comentários cada. A Caixa Econômica não atingiu 2% das interações capturadas, entretanto é o segundo banco com maior número de membros em sua comunidade no Orkut, rede social com grande participação da classe C. São mais de 28 mil membros, atrás apenas do Banco do Brasil, com 29 mil.
Segundo a Miti, os dados mostram que os bancos ainda tem muito a explorar nas mídias sociais. “São empresas grandiosas, com uma atuação pouco expressiva nos canais sociais, que hoje são centros de grandes oportunidades em relacionamentos com os clientes”, diz Elizangela.