O setor financeiro passa por transformações que chegam à era quântica. Operações que demandariam horas, meses ou anos para serem processadas por computadores clássicos – mesmo os mais avançados – poderão ser feitas em minutos em computadores quânticos, abrindo um leque de novas possibilidades. No Brasil, alguns bancos já testam a tecnologia, para modelagem financeira e criptografia quântica, por exemplo.
A temática está na programação do Febraban Tech, evento que será realizado de 25 a 27 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O painel “Bancos quânticos, o próximo salto?”, no dia 27 de junho, às 14h10, no Auditório Verde, discutirá como rapidez, segurança, conhecimento e o acesso às informações impulsionarão as próximas gerações de serviços financeiros.
Também no dia 27 de junho, às 15h20, no Auditório Verde, os participantes poderão conferir o painel “Banking of Things (BoT), já ouviu falar? O IoT e o 5G estão por trás”. A conversa abordará a implantação do 5G no Brasil, em que fase o país está e como seu potencial está sendo explorado.
O setor bancário está adotando a Internet das Coisas (IoT) para uma coleta eficiente de dados. Além disso, carteiras digitais habilitadas para IoT integradas em telefones celulares e smartwatches permitem que os clientes façam compras. O painel também abordará como o BoT pode oferecer soluções mais seguras e convenientes para pagamentos e transações financeiras, aprimorando a eficiência operacional dos bancos e enriquecendo a experiência do cliente. Outro ponto que será discutido: setores econômicos e os usuários estão usufruindo desses serviços possíveis com as baixas latências das comunicações 5G? O que será destaque nos próximos meses?
A evolução da inovação e a conectividade redefinem fronteiras
Com o 5G e a promessa do 6G, mundos físicos e virtuais se entrelaçam utilizando da tecnologia e inovação com a finalidade de aplicação de melhorias na rotina das pessoas: de transações ultrarrápidas a práticas do cliente aprimoradas. A plataforma IoT controla e coordena os dispositivos para oferecer a melhor experiência.
Nesta trilha, os painelistas também trarão para o debate como os dados gerados por dispositivos conectados estão impulsionando a personalização de serviços financeiros, bem como a nova fase da internet (Web3) dá seus primeiros passos no setor financeiro, por meio de blockchain, com a transformação das interações. No cenário em que o futuro se molda na intersecção do digital e do físico, os painelistas também abordarão como os bancos quânticos e o BoT prometem revolucionar o cenário financeiro e tecnológico.
Temas em destaque no evento
O congresso – que contará com oito auditórios – reunirá as lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, agro e de áreas interessadas em inovação do Brasil e do mundo, que debaterão assuntos da economia digital, com enfoque no tema central deste ano.
Em 2024, o evento baterá novos recordes, se tornando a maior edição da história. O Febraban Tech terá uma área construída de 19.681 m², crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. A área de exposição também aumentou de 5.506 m² para 6.630 m², avanço de 20% no tamanho. No espaço serão 226 áreas de exposição – foram 188 no ano passado.
- Veja as trilhas temáticas do Febraban Tech 2024:
- IA Responsável: confiança, segurança e a transformação nos negócios
- Open Finance, Pix… Brasil molda cenário financeiro global
- DREX: oportunidades e tendências emergentes na economia tokenizada
- A visão futura dos bancos na garantia da cibersegurança
- A inteligência de dados na decisão da fidelidade do cliente
- Velocidade, confiabilidade e inteligência da conectividade impulsionam próxima geração de serviços financeiros
- Agilidade, eficiência e custo como metas na multiplicação da nuvem
- Cross industry: o digital expande e conecta mercados
- Agro 5.0 e o papel transformador da tecnologia financeira
- Empatia + tecnologia: o novo profissional do presente
- O caminho ESG no Brasil – transição, inclusão e equidade
- Parceria fintechs e bancos fortalece setor e promove inclusão
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).