Um novo estudo da Juniper Research prevê que a receita global da plataforma BaaS (Banking-as-a-Service) gerada pela emissão de contas/cartões e taxas de transação crescerá 158% até 2028; acima dos US$ 36,4 bilhões este ano. Essa expansão vem principalmente da implantação de API (application programming interface) em plataformas de comércio eletrônico e freelance, conectando os consumidores a ferramentas financeiras inovadoras e, assim, desbloqueando fluxos de receita adicionais para provedores de BaaS.
CONTEÚDO RELACIONADO – Sinqia cria nova unidade de negócios para atender Pagamentos
O modelo de negócios BaaS envolve a prestação de serviços bancários digitais por bancos licenciados. Através das APIs (Application Programming Interface), estes se integram diretamente aos produtos das empresas não bancárias.
Custo de conformidade reduz concorrência
Segundo a consultoria, os atritos regulatórios estão aumentando o custo da conformidade para os provedores de BaaS, com questões relacionadas aos processos KYC (Conheça seu Cliente) aumentando o escopo dos programas de conformidade.
Isso tornará mais difícil para pequenas empresas fintech de origens não tradicionais terem sucesso no espaço BaaS. Para maximizar a receita num mercado difícil, incentivamos os fornecedores de BaaS a integrarem as suas soluções com plataformas digitais, incluindo plataformas de comércio eletrónico ou empresas de viagens.
BaaS impulsiona inclusão financeira
As plataformas BaaS podem atender às necessidades financeiras de trabalhadores temporários e freelancers, oferecendo produtos bancários especializados, como empréstimos de curto prazo, ou soluções de redução de renda adaptadas a usuários com fluxos de renda irregulares. O que separa isso do acesso aos empréstimos tradicionais é que os trabalhadores emprestam diretamente da plataforma ou podem acessar antecipadamente os salários acumulados.
O autor da pesquisa, Daniel Bedford, comentou: “A inclusão financeira é impulsionada pela acessibilidade, e o BaaS ajuda a atender setores ou grupos demográficos específicos negligenciados pela abordagem abrangente dos bancos tradicionais. Isto permite que as empresas se destaquem e se concentrem em serem inclusivas para o seu público específico; impulsionando o crescimento.”
O Conjunto de Pesquisa
O novo conjunto de pesquisas de mercado oferece a avaliação mais abrangente do mercado BaaS até o momento; fornecendo análises e previsões para mais de 21.000 pontos de dados cobrindo 60 países nos próximos cinco anos. Inclui uma ‘Tabela de Classificação da Concorrência’ e uma análise das oportunidades de mercado atuais e futuras.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).