
Resultados são impulsionados pelas soluções de gestão financeira; Empresa planeja, “em ritmo aceleradíssimo”, entregar soluções de BI no modelo SaaS.
Mesmo sem falar em números, uma vez que o ano fiscal da companhia fecha somente em maio, a vice-presidente de aplicativos da Oracle do Brasil, Elisabete Waller não esconde que os resultados obtidos com a venda das soluções de BI, incorporadas pela companhia com a compra da Hyperion, estão de acordo com todas as previsões da companhia para o mercado brasileiro. “Em mais de 90% das nossas vendas de aplicativos, as soluções de BI estão presentes. O Hyperion tem sido nossa carre chefe”, afirma Waller.
A executiva aponta alguns aspectos como responsáveis pela boa performance do BI. “As empresas passaram muito tempo inserindo dados em suas bases e agora têm que extraí-los”, afirma, lembrando que na sua origem, por volta dos anos 80, o BI foi encarado com desconfiança pelas mesmas corporações que hoje enxergam valor na soluções. “Nos últimos 30 anos o mercado evoluiu muito, principalmente pelo amadurecimento dos CFOs e controllers das empresas que vêm no BI uma ferramenta efetiva de gestão de planejamento financeiro”, comenta.
Nesse ponto, alinhada com as previsões do IDC para o segmento, Waller concorda que a crise econômica tem aumentando o interesse das empresas pelo BI e impulsionado, principalmente, as vendas das soluções focadas em planejamento financeiro e daquelas que permitam a extração e análise de dados para reduzir custos. Para ela, já não se trata mais de uma previsão. Esse movimento está claro no mercado. “Efetivamente, de novembro para cá, não preciso procurar as empresas para vender Hyperion, elas nos procuram”, revela Waller.
Mas as oportunidades não estão só em novos clientes. Segundo a executiva, muitos clientes Hyperion devem fazer o movimento de potencializar as funcionalidades de suas plataformas de BI. “No cenário atual, não é suficiente para as empresas atuar apenas no planejamento, elas querem ter também um controle efetivo dos custos, extrair informações do dia-a-dia da operação para confirmar se o planejamento está sendo cumprido e para que o corpo diretivo possa tomar decisões”, explica.
SaaS
Diferente de um dos seus principais concorrentes no mercado, a SAP Business Objects, cujo diretor comercial afirmou recentemente que a companhia não tem interesse em desenvolver esse tipo de oferta, a Oracle está preparando, para breve, o seu ingresso nesse segmento. “Hoje oferecemos o modelo on demand, mas os nossos planos para SaaS estão acelerados, na verdade aceleradíssimos”, conclui Waller.