e-commerce

Black Friday 2015 supera expectativas com faturamento de R$ 1,536 bi

Cifra é 76% maior que a de 2014. Melhor performance dos e-commerce ajudou número a crescer.

 

 

O e-commerce brasileiro movimentou R$ 1,536 bilhão na Black Friday 2015, faturamento 76% maior que no ano passado. O desempenho do comércio online surpreendeu as expectativas do setor, que estimava a movimentação de R$ 978 milhões, de acordo com a consultoria ClearSale.

Durante a promoção, foram realizadas 3.122.843 transações, com vendas médias de R$ 580, 11% maior que o do ano passado (R$ 522) e bem acima do registrado pelo setor ao longo do ano, que foi de R$ 370). As categorias mais vendidas foram eletrodomésticos, celulares e eletrônicos, produtos com maior valor agregado.

Para o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Ludovino Lopes, avalia que a data entrou de vez no calendário do comércio brasileiro e aponta crescimento de 1500% desde que a Black Friday foi implantada, em 2010 que registrou faturamento de R$ 100 milhões.

Segundo ele, o consumidor economizou dinheiro o ao longo do ano para comprar o produto que mais desejava justamente na Black Friday. “E comprou para si, não ainda para presentear a família”, diz.

Desempenho do e-commerce

Lopes ainda destaca como um dos responsáveis pelo bom desempenho da promoção, o investimento feito pelos lojistas em tecnologia para que os sites suportassem a procura com maior robustez técnica. A opinião é compartilhada pelos especialistas Daniel Falbi, gerente de Operações de E-commerce da Level 3 no Brasil, e por André Galvani, diretor de TI da LinkPartners.

De acordo com os dois, os 20 principais sites de comércio brasileiro estavam com melhor performance se comparado ao ano passado. “Com base nas nossas monitorações, as empresas se preparam melhor esse ano e as instabilidades ocorreram com menos frequência e não geraram impacto significativo”, afirma Galvani.

A Level 3 e a LinkPartners realizaram um monitoramento de tráfego nos clientes atendidos, entre eles, a Máquina de Vendas, responsável pelo comércio online da Ricardo Eletro e outras marcas. Falbi diz que não houve nenhum problema de disponibilidade e os serviços se mantiveram 100% online.

Através do monitoramento da internet e fóruns em nossa War Room observamos que alguns sites podem ter encontrado problemas, mas não podemos comentar a natureza ou alcance dos incidentes porque eram sites de empresas que não estavam sob nossa gestão. “Nos preparamos, junto aos clientes, com uma infraestrutura de datacenter muito robusta e de alta conectividade para suportar a demanda e até mesmo a possibilidade de cargas maiores do que as que ocorreram”, diz.

Alto volume de acesso pode acabar com Black Friday

Avaliando o mercado como um todo, Galvani diz que as operações foram, em sua maioria, estáveis e nenhum dos maiores players teve problemas que comprometesse as vendas de produtos. Segundo ele, o tráfego durante a Black Friday 2015 foi 30% maior que o evento do ano passado.

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