De acordo com um levantamento feito pelo Fraunhofer IPK, instituto alemão voltado aos estudos de sistemas de produção e inovação, o Brasil tem acompanhado as tendências de transformação digital. No entanto, o que preocupa 82% dos empresários brasileiros são o “emprego e competências”, seguido por “estratégia corporativa”, “liderança e cultura corporativa” e “supply chain” (76%).
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O estudo foi realizado em diferentes países e, no Brasil, contou com a parceria da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). O País se destaca nas tendências de transformação digital como “liderança e cultura corporativa”, “tecnologia” e “estratégia corporativa”.
A pesquisa foi apresentada durante webinar sobre Transformação Digital, promovido pela Anpei. Na ocasião, Filipe Cassapo, presidente do Enrich in LAC, apontou que o Brasil tem maior potencial de crescimento em áreas envolvendo estratégias, produtos e desenvolvimento de produtos. “Com base na pesquisa do Fraunhofer e ANPEI, é possível observar que, quando falamos de transformação digital no Brasil, existe o desafio de aumentar o grau de consciência e inserção do tema ‘digitalização’ dentro dos nossos negócios”, disse.
Em relação às seções industriais, o conjunto de dados apontou que, na comparação entre o Brasil e o cenário global, o País se destaca em “manufatura” e em “atividades profissionais científicas e técnicas”. Por outro lado, o Brasil está distante da transformação digital quando esse processo envolve “educação” e “comunicação e informação”.
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